A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou hoje condolências às famílias das vítimas do acidente com dois comboios de alta velocidade em Córdoba, estendendo a sua solidariedade ao povo espanhol.
António José Seguro e André Ventura passaram este domingo à segunda volta das eleições presidenciais - e um deles será o próximo Presidente da República. Os portugueses voltam às urnas no dia 8 de fevereiro.
Catarina Martins ficou, no domingo, entre os candidatos menos votados na primeira volta, com cerca de 2%, sendo a bloquista com menos votos em eleições presidenciais e ficando abaixo do resultado obtido pelo BE nas legislativas de 2025.
António Filipe alcançou 1,64% dos votos e ficou em sétimo lugar nas eleições presidenciais de domingo, entre o recorde de 11 concorrentes, obtendo o pior resultado desde 1976 para um candidato apoiado pelo PCP.
O candidato presidencial André Pestana lamentou hoje o "fortíssimo voto útil" à esquerda nas presidenciais e admitiu que irá votar em António José Seguro na segunda volta das eleições.
O candidato apoiado pelo Chega passou à segunda volta das eleições presidenciais atrás de António José Seguro, com cerca de 23% dos votos dos portugueses. Mas, olhando às diferentes regiões do país, há dois distritos onde ficou na frente, e com uma larga vantagem face ao candidato apoiado pelo
O líder da bancada da Iniciativa Liberal, Mário Amorim Lopes, disse hoje que vai votar António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais, justificando esta opção com a "ameaça ao Estado de direito" que o Chega representa.
As 12 pessoas mais ricas do mundo têm mais dinheiro do que a metade mais pobre da humanidade, ou seja, do que quatro mil milhões de pessoas, avança hoje um estudo da Oxfam.
O candidato presidencial e líder do Chega, André Ventura, pediu no domingo aos eleitores para que "não tenham medo da mudança" e disse ser uma "escolha segura" para o país, ao contrário do socialista António José Seguro.
O candidato presidencial Cotrim Figueiredo culpou no domingo o presidente do PSD, Luís Montenegro, pela possibilidade de o próximo Presidente da República ser do PS, acusando-o de ter cometido "um erro estratégico".
António José Seguro, vencedor da primeira volta das presidenciais, considerou que hoje "venceu a democracia" e "voltará a ganhar em 08 de fevereiro", apelando aos democratas, progressistas e humanistas para que se juntem à sua candidatura para "derrotar extremismos".
O Presidente francês enviou as suas condolências às vítimas do acidente ferroviário ocorrido hoje na Andaluzia, classificando-o como "uma tragédia" e prometendo o apoio da França a Espanha.
Quim Barreiros
Claudia Martins Minhotos Marotos
Pedro Abrunhosa com Sara Correia
Vanesa Martín
Thiago Brava Ft. Jorge
Davi Sacer
Soraya Moraes
Midian Lima
Gabriela Rocha
Aurelina Dourado