Zero exige aprovação da revisão da Lei das Pedreiras "sem mais demoras"

  • 19/11/2025

No dia em que passam sete anos da derrocada de uma estrada para o interior de pedreiras em Borba, no distrito de Évora, a Zero considerou, em comunicado enviado à agência Lusa, que "a principal conclusão é o fracasso político em garantir maior segurança e responsabilidade no setor extrativo".

 

"Passaram-se sete anos desde o acidente e até se realizaram duas consultas públicas para o novo decreto-lei que visa regulamentar a Lei das Pedreiras (Lei n.º 54/2015), mas o diploma continua inexplicavelmente na gaveta", realçou a associação.

Em 19 de novembro de 2018, um troço de cerca de 100 metros da Estrada Municipal 255, entre Borba e Vila Viçosa, ruiu devido ao deslizamento de um grande volume de rochas, blocos de mármore e terra para o interior de duas pedreiras, causando cinco mortos.

No comunicado, a Zero salientou que o país "continua a reger a atividade de exploração de pedreiras com um enquadramento legal obsoleto com 18 anos", o qual "não dá as mínimas garantias de salvaguarda de uma exploração responsável e sustentável".

"Nem acautela devidamente a segurança de pessoas e bens, a proteção ambiental e a valorização dos territórios", referiu, exigindo "a aprovação, sem mais demoras, do novo decreto-lei para que a Lei das Pedreiras seja, finalmente, atualizada".

Segundo a Zero, que disse ter pedido esclarecimentos ao Governo, sem ter obtido resposta até agora, o acidente em Borba "expôs o quadro de incumprimento histórico, de falta de controlo e de risco iminente que tem pautado desde sempre este setor".

"Neste quadro, o Governo tem consistentemente sido conivente com um setor que tem corrido sempre atrás do prejuízo no que toca à sua regularização", acusou, dando o exemplo do Regime Extraordinário de Regularização de Atividades Económicas.

Lembrando que este mecanismo, implementado entre 2015 e 2017, tinha "a intenção de tentar legalizar extraordinariamente pedreiras em situação irregular", a associação ambientalista lamentou que "uma vez mais" não tenham sido resolvidos "problemas sistemáticos, como o passivo ambiental e lacunas de segurança".

O novo decreto-lei "de maneira nenhuma resolve todos os problemas do setor, não abordando o tratamento dos imensos passivos ambientais gerados pelas pedreiras abandonadas e prevendo distâncias mínimas de proteção insuficientes, tal como fracas penalizações para o não cumprimento da recuperação ambiental", admitiu.

Porém, vincou a Zero, "é um passo positivo e necessário para o setor, incorporando elementos importantes como o Cadastro Nacional de Pedreiras, a Plataforma Única de Pedreiras (PUP) e a obrigatoriedade de recuperação e reabilitação da área concomitantemente com a lavra".

Citado no comunicado, Ricardo Filipe, responsável por acompanhar a mineração na associação, afirmou que "é inadmissível que, sete anos depois de uma tragédia que expôs a fragilidade da lei, o novo quadro legal ainda esteja bloqueado".

"A nova Lei das Pedreiras, apesar de ter muitos aspetos a melhorar, é um passo em frente que tem de ser implementado já para proteger pessoas e territórios", defendeu.

O acidente em Borba causou a morte de dois operários de uma empresa de extração de mármore numa pedreira que estava ativa e de outros três homens, ocupantes de duas viaturas que seguiam no troço de estrada colapsado e que caíram para o plano de água da pedreira sem atividade.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Évora absolveu, de todos os crimes, os seis arguidos do caso, havendo um recurso do Ministério Público pendente na Relação.

Leia Também: Operação da PSP deteta 19 infrações com explosivos em pedreiras

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2890630/zero-exige-aprovacao-da-revisao-da-lei-das-pedreiras-sem-mais-demoras#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes