Zero diz que transposição de diretiva de eficiência energética precisa de metas

  • 07/12/2025

Na passada sexta-feira terminou a consulta pública sobre a proposta de transposição parcial da Diretiva (UE) 2023/1791 sobre Eficiência Energética.

 

Hoje, em comunicado, a Zero diz que o diploma, "apesar de avanços relevantes, fica aquém do nível de ambição necessário" e precisa de metas vinculativas e financiamento estável para que os objetivos da diretiva europeia sejam devidamente transpostos para a realidade nacional.

"O diploma deve ser significativamente reforçado: é indispensável introduzir metodologias obrigatórias, metas vinculativas, mecanismos de monitorização eficazes e um modelo de financiamento estável. A eficiência energética continua a ser o instrumento mais poderoso para reduzir consumos, emissões e faturas energéticas e deve constituir o eixo estruturante da política climática e social de Portugal", afirma a Zero.

A diretiva estabelece que os países devem reduzir, em conjunto, 49,3% do consumo final de energia até 2030 tendo por base projeções de 2020. Para isso, Portugal deveria ter um ritmo anual de poupança de energia final de 1,49% e renovar, todos os anos, 3% da área útil dos edifícios da administração central.

Para a Zero, embora a proposta de decreto-lei "refira genericamente estes objetivos, não apresenta os instrumentos necessários para garantir a sua concretização", faltando metas intermédias, metodologias obrigatórias de análise, planos plurianuais de execução e um modelo de financiamento.

Para a Zero, a operacionalização do princípio da eficiência primeiro, central na diretiva, permanece insuficiente.

A diretiva obriga os Estados-Membros a demonstrar, em todos os investimentos públicos significativos, que alternativas mais eficientes foram avaliadas e justificadas.

"No setor público, a ausência de um plano de execução impede que Portugal demonstre capacidade para cumprir a taxa anual de renovação de 3% e o esforço de poupanças anuais exigido. No setor privado, as auditorias obrigatórias continuam sem garantir a implementação das medidas com retorno económico inferior a cinco anos, o que, segundo a Comissão Europeia, pode comprometer entre 30% e 50% do potencial real de poupança identificado", lê-se no comunicado.

A Zero diz ainda que o diploma falha em não rever metas de redução de pobreza energética. A pobreza energética afeta entre 20% e 25% das famílias portuguesas no inverno e cerca de 17% no verão.

Também os planos locais de aquecimento e arrefecimento apresentam insuficiências importantes, para a Zero, que considera que "o diploma não define critérios mínimos, calendários de descarbonização ou orientações que assegurem comparabilidade e qualidade técnica entre municípios, deixando espaço para assimetrias profundas e perda de eficiência a nível territorial".

A indefinição sobre financiamento constitui uma das lacunas mais críticas para a Zero, afirmando que a proposta de lei remete apenas "de forma vaga para instrumentos existentes e fundos europeus, sem criar um pilar nacional robusto".

Em novembro, a Comissão Europeia alertou Portugal e mais 25 dos 27 países da União para a necessidade de transpor corretamente para as legislações nacionais as regras comunitárias que reforçam a eficiência energética, dois anos depois da adoção.

O executivo comunitário europeu disse que apenas a República Checa transpôs corretamente esta diretiva europeia adotada em 2023.

Leia Também: ZERO denuncia "atentado ambiental" em projeto no aterro da Ecolezíria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2900793/zero-diz-que-transposicao-de-diretiva-de-eficiencia-energetica-precisa-de-metas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes