Zelensky na Florida para encontro com Trump: Há "elementos para acordo"

  • 28/12/2025

O presidente norte-americano, Donald Trump, avançou, este domingo, que existem "elementos para alcançar um acordo" que seja não só favorável para a Ucrânia, como também para a Rússia, à margem da reunião com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

 

"Acredito que temos os elementos para alcançar um acordo que seja favorável para a Ucrânia, favorável para todos. Não há nada mais importante", disse o magnata, em declaraçoes à imprensa a partir de Mar-a-Lago, na Florida.

Com Zelensky a seu lado, o chefe de Estado norte-americano salientou que "muitas pessoas morreram", ao mesmo tempo que assegurou creer que "ambos os presidentes querem chegar a um acordo".

Garantiu, por isso, que haverá um acordo de segurança "forte" para a Ucrânia, no qual "as nações europeias estão muito envolvidas".

"Sinto que as nações europeias têm sido fantásticas e estão muito alinhadas com esta reunião e com a conclusão de um acordo. São todos pessoas fantásticas", disse.

Trump ressalvou, contudo, que a guerra "ou vai acabar, ou vai continuar por muito tempo, e milhões de pessoas vão morrer". "Ninguém quer isso. Acredito que podemos agir muito rapidamente", acrescentou.

O presidente deu ainda conta de que voltará a contactar o homólogo russo, Vladimir Putin, após a reunião. Antes, Trump indicou que teve "uma conversa boa e muito produtiva" com o presidente russo, sem fornecer mais detalhes.

Zelensky, por seu turno, adiantou que as equipas dos Estados Unidos e da Ucrânia elaboraram um plano de 20 pontos, que será discutido no encontro desta tarde. Quanto a concessões territoriais, o presidente ucraniano disse apenas que o tema será abordado na reunião.

Recorde-se que a primeira versão do plano de paz, que foi divulgada há mais de um mês pela Casa Branca, contemplava as principais exigências de Moscovo, incluindo cedências territoriais da Ucrânia, que teria de abdicar dos seus planos militares e da adesão à NATO, em 28 pontos.

Já a versão revista por Kyiv, que tem 20 pontos e "está 90% concluída", propõe um congelamento das linhas da frente, sem oferecer uma solução imediata no que diz respeito às questões territoriais.

Além da conversa com Putin, um porta-voz da presidência ucraniana disse que está também agendado um telefonema entre Trump e Zelensky com os líderes europeus.

[Notícia atualizada às 19h02]

Trump e Putin conversaram ao telefone sobre negociações de paz

Trump e Putin conversaram ao telefone sobre negociações de paz

O presidente norte-americano e o homólogo russo falaram hoje ao telefone sobre as negociações de paz para a Ucrânia, a poucas horas de Donald Trump receber o chefe de Estado ucraniano na sua residência de férias na Florida.

Lusa | 18:13 - 28/12/2025

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2910573/a#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes