Zelensky falou com enviados dos EUA. "Contamos com reuniões produtivas"

  • 14/02/2026

"Tive uma conversa com os enviados do Presidente Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner, antes das reuniões trilaterais em Genebra [na próxima semana]. Contamos com reuniões verdadeiramente produtivas", disse Zelensky numa mensagem publicada nas redes sociais.

 

Já em Munique, onde decorre este fim de semana a Conferência de Segurança, Zelensky conversou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, sobre o processo de negociações que russos, ucranianos e norte-americanos mantêm para pôr fim à guerra.

Zelensky também informou Rubio sobre a situação na frente de batalha e os efeitos dos últimos ataques russos contra o sistema energético ucraniano.

"Falámos sobre como se pode ajudar a Ucrânia a proteger a população no meio do frio do inverno e a reforçar a nossa resiliência" disse o líder ucraniano também nas suas redes sociais.

Zelensky disse ainda, referindo-se às reuniões entre russos, ucranianos e norte-americanos previstas para terça e quarta-feira da próxima semana em Genebra, Suíça, que falou com Rubio "em detalhe sobre o processo diplomático e as reuniões trilaterais".

O líder ucraniano afirmou também que as conversações de Genebra devem produzir resultados e agradeceu aos Estados Unidos pela sua atitude "construtiva" ao facilitar estas negociações.

"É importante que haja avanços nas questões das garantias de segurança e da recuperação económica", escreveu igualmente Zelensky.

Além do acordo de paz que também deve ser aceite pela Rússia, a Ucrânia e os Estados Unidos estão a preparar outros dois documentos pelos quais Washington se compromete a oferecer garantias de segurança a Kyiv e a contribuir para a recuperação económica da Ucrânia após a guerra.

A Conferência de Segurança de Munique, cuja 62.ª edição começou na sexta-feira e decorre até domingo, é considerada o principal encontro mundial de especialistas em políticas de segurança, em que estão presentes mais de 60 líderes mundiais e cerca de 100 ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

A ofensiva militar russa no território ucraniano mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

"Seria ilusório acreditar que a guerra pode terminar dividindo a Ucrânia"

O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, afirmou hoje que dividir a Ucrânia para agradar à Rússia não trará uma paz verdadeira.

Lusa | 12:39 - 14/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939759/zelensky-falou-com-enviados-dos-eua-contamos-com-reunioes-produtivas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes