Zelensky espera retomar trocas de prisioneiros com Moscovo "até ao final do ano"

  • 19/11/2025

"Esperamos restabelecer as trocas até ao final do ano, de forma a trazer de volta um número significativo de prisioneiros. A Turquia está a ajudar-nos muito neste processo", disse Zelensky numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

 

A visita de Zelensky a Ancara visava relançar as conversações de paz com Moscovo, que se encontram paralisadas.

Este ano, a cidade turca de Istambul recebeu rondas de conversações diretas entre a Rússia e a Ucrânia, nas quais conseguiram acordar trocas de prisioneiros. No entanto, Moscovo e Kyiv continuaram muito distantes em relação a um potencial acordo de cessar-fogo.

Na conferência de imprensa com Zelensky, Erdogan afirmou que "o processo de Istambul deve ser relançado num formato mais próximo e mais concentrado".

"Estamos sempre dispostos a discutir propostas com a Rússia para ativar o cessar-fogo e abrir caminho a uma paz duradoura", prosseguiu Erdogan, sublinhando que também "apreciava o envolvimento" dos Estados Unidos no processo.

Depois de se ter reunido com Erdogan, Zelensky sublinhou que os esforços para pôr fim à guerra na Ucrânia foram reativados, acrescentando que espera que as iniciativas em questão visem alcançar uma paz duradoura e garantias de segurança para o seu país.

"Obviamente que falámos sobre a situação diplomática e agora foram ativados muitos processos. Estamos a tentar garantir que é esse o caso, que esta atividade visa de facto a paz, uma paz duradoura, a garantia da segurança", disse ainda Zelensky na conferência de imprensa com Erdogan.

O Presidente ucraniano fez estas declarações depois de o site norte-americano Axios ter noticiado que os enviados da Casa Branca e do Kremlin, Steve Witkoff e Kiril Dmitriev, respetivamente, negociaram secretamente um plano de 28 pontos para acabar com a guerra sem a Ucrânia ou os parceiros europeus de Kyiv.

Os meios de comunicação social dos Estados Unidos chegaram a avançar que Steve Witkoff iria reunir-se com Zelensky em Ancara, mas a administração norte-americana negou que o enviado especial tivesse quaisquer planos para se deslocar à Turquia.

No que diz respeito à situação do conflito e aos desenvolvimentos no terreno, a última madrugada foi uma das mais violentas para Ucrânia, após ataques russos a cidades mais ocidentais ucranianas (Lviv, Ivano-Frankivsk e Ternopil), normalmente menos fustigadas pelas manobras militares de Moscovo.

Só em Ternopil, os ataques russos provocaram pelo menos 25 mortos, incluindo três crianças, e 92 feridos, de acordo com o balanço mais recente das autoridades locais que continuam a procurar por sobreviventes entre os escombros.

Nesta cidade foram atingidos dois prédios de apartamentos, mas também outras infraestruturas civis e instalações industriais, de acordo com as mesmas fontes.

Leia Também: Zelensky responsabiliza Rússia por sabotagem ferroviária na Polónia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891087/zelensky-espera-retomar-trocas-de-prisioneiros-com-moscovo-ate-ao-final-do-ano#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes