Zelensky admite que falhar acordo sobre ativos russos seria "grande problema"
- 18/12/2025
"Vou falar com todos os líderes [da UE], vou apresentar os nossos argumentos, e, honestamente, espero que seja possível alcançar uma decisão positiva", disse Volodymyr Zelensky à entrada para uma reunião do Conselho Europeu em Bruxelas, a última de 2025.
O Presidente da Ucrânia acrescentou que sem essa decisão, que seria utilizar os recursos russos imobilizados nos países da UE, a Ucrânia "vai viver um grande problema" e que serão negados cerca de 90.000 milhões de euros que pode utilizar para suprir as necessidades financeiras do país e resistir à invasão russa nos próximos dois anos.
A proposta apresentada há duas semanas pela Comissão Europeia propõe utilizar os ativos russos congelados na UE para financiar com as receitas destes recursos a Ucrânia.
Deste modo, a UE asseguraria financiamento estável e previsível para 2026 e 2027.
No entanto, a Bélgica, país que concentra a maior fatia destes ativos russos, duvida do enquadramento legal desta proposta e exigiu garantias de que as consequências da decisão serão suportados por todos e não só pelos países com estes recursos imobilizados.
Leia Também: Kallas apela à aprovação de proposta para usar ativos russos para financiar Ucrânia













