Xiaomi patenteia tecnologia para carros com motor de combustão
- 11/12/2025
Os atuais automóveis da Xiaomi são todos elétricos. Está prevista a introdução de um EREV (elétrico com extensor de autonomia), mas poderá não ficar por aí.
De acordo com o IT-Home, numa informação confirmada pelo Auto ao Minuto através dos documentos oficiais, a tecnológica patenteou uma tecnologia de exibição do nível de combustível no automóvel. A patente foi publicada no passado dia 5 de dezembro pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China.
O resumo fala de "um método de exibição do nível de combustível", que envolve "determinar, primeiro, um valor exibido do nível de combustível no depósito de um veículo". Este é, depois, comparado com uma leitura de um sensor. Em caso de uma diferença superior a um determinado patamar estabelecido, são feitos pelo menos dois ajustamentos sucessivos no valor apresentado ao condutor.
O ajuste continuará a acontecer até que a diferença entre os níveis exibidos e aquele que for captado pelos sensores esteja abaixo do limite definido. O objetivo do conceito? "Reduzir saltos súbitos no nível de combustível mostrado, permitindo ao condutor observar as mudanças do nível de combustível com suavidade e evitando mudanças abruptas que possam afetar a experiência de condução".
Esta patente é aplicável a automóveis com armazenamento de combustível, pelo que na gama da Xiaomi poderá inserir-se em modelos híbridos ou com tecnologia de autonomia alargada (EREV) - como o YU9, um SUV de três filas que deverá chegar no próximo ano.
De referir que a Xiaomi continua a expandir-se na China, tendo já chegado à marca das 500 mil viaturas produzidas. Conta chegar ao mercado europeu já em 2027.














