xAI de Elon Musk despediu (pelo menos) 500 funcionários
- 15/09/2025
A empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, terá despedido pelo menos 500 funcionários da equipa responsável por categorizar e contextualizar dados usados para treinar o ‘bot’ de conversação Grok.
A notícia foi avançada pelo site Business Insider e indica que os funcionários impactados foram notificados via e-mail ao final da tarde da última sexta-feira, dia 12 de setembro. Ainda que continuem a receber pagamento até ao final dos contratos no dia 30 de novembro, estes trabalhadores ficaram com acesso vedado aos sistemas da xAI.
A par destes despedimentos, a xAI partilhou na rede social X vagas de emprego para o cargo de Tutor Especialista em Inteligência Artificial - uma equipa que a empresa de Musk cujas dimensões a equipa quer aumentar em dez vezes.
Despedimentos na xAI
Serve recordar que o CFO da xAI, Mike Liberatore, foi o mais recente ‘peso pesado’ a abandonar a empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk.
O antigo executivo da Airbnb chegou à xAI em abril mas, de acordo com a publicação norte-americana, abandonou a empresa no passado mês de julho. De momento não se sabe o motivo que terá levado à saída de Liberatore, mas é a mais recente saída digna de nota da xAI.
Recordar que, em agosto, o cofundador da xAI, Igor Babuschkin, anunciou que estava de saída da empresa para fundar a sua própria empresa de capital de risco. Mesmo que a decisão tenha tido efeitos imediatos, Babuschkin deixou boas palavras sobre Musk e afirmou até ter aprendido “duas lições inestimáveis” com o magnata multimilionário.
“Aprendi duas lições inestimáveis com o Elon [Musk]: #1 Não tenhas medo de arregaçar as mangas e investigar pessoalmente os problemas técnicos, #2 Tem um sentido de urgência maníaco”, explicou Babuschkin na altura.
Leia Também: Trump reuniu-se com líderes de tecnológicas. Elon Musk não compareceu