Xabi Alonso já tem três clubes interessados após sair do Real Madrid
- 14/01/2026
Xabi Alonso entrou no mercado de treinadores livres na última segunda-feira, após ser despedido do comando técnico do Real Madrid, mas não deve estar fora do ativo por muito tempo. A aventura no Santiago Bernabéu, onde havia brilhado como jogador, ficou longe de ser um sucesso, mas o treinador de 44 anos continua a ser bem cotado por conta do trabalho desenvolvido no Bayer Leverkusen, onde conseguiu conquistar o título (inédito) de campeão alemão.
Ora, Xabi Alonso está agora na montra e no radar de três grandes clubes, segundo o AS. São eles o Liverpool, Bayern Munique e Manchester City.
Por agora, todos estes clubes têm treinadores, mas apenas Vincent Kompany parece estar com o lugar seguro na Baviera.
Os casos em Inglaterra são bem distintos. Arne Slot está em situação delicada em Anfield, por conta do péssimo arranque do Liverpool, nesta temporada, e dificilmente vai revalidar o título de campeão inglês, pelo que a sua saída no final da temporada afigura-se como um cenário bastante provável.
O perfil de Xabi Alonso encaixa no que é pretendido pela administração do clube inglês e conta, ainda, com um argumento extra... valioso. Afinal de contas, o antigo médio espanhol já conhece profundamente o clube que representou, enquanto jogador, em 210 ocasiões.
Guardiola pode abrir porta
O Manchester City, por sua vez, poderá ser forçado a encontrar um novo treinador, uma vez que os relatos mais recentes, vindos de Inglaterra, garantem que Pep Guardiola está a ponderar fechar o ciclo no Etihad no próximo verão.
Apesar de ter contrato por mais um ano e meio, o treinador catalão pode ditar o fim antecipado da ligação com o clube ao qual chegou no verão de 2016 e que ajudou a alavancar para outro patamar até então desconhecido para os cityzens.
Caso decida mesmo colocar um ponto final na aventura pelo City, Guardiola poderá abrir a porta a um compatriota: Xabi Alonso.
O mesmo jornal espanhol aponta, ainda, o Manchester United e o Tottenham como outras possibilidades que podem estar em cima da mesa. Os red devils contrataram Michael Carrick para o lugar de Ruben Amorim, mas o antigo médio apenas ficará ao leme da equipa até final desta temporada. No caso dos spurs, o lugar de Thomas Frank está a ser cada vez mais contestado por conta dos maus resultados.
"Vai voltar rápido"
Para já, Xabi Alonso ficará sem clube durante algum tempo, mas há quem defenda que a situação rapidamente será revertida. É o caso de Steve McManaman, que tal como o espanhol também vestiu a camisola de Real Madrid e Liverpool.
"O Xabi viveu uma época muito complicada, mas vai conseguir arranjar um novo trabalho muito rapidamente. Ele sabe disso e por isso estava numa posição de vantagem, na verdade", atirou o antigo internacional inglês, citado pelo AS.
Despedida com... recado
O agora antigo treinador do Real Madrid quebrou o silêncio através das redes sociais na manhã desta terça-feira. Xabi Alonso garantiu sair do Santiago Bernabéu com o sentimento de dever cumprido, agradecendo aquilo que viveu num período que reconheceu ter sido mais curto do que esperava.
"Concluída esta etapa profissional, que não correu como queríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos adeptos pela sua confiança e apoio", escreveu Xabi Alonso, que não se inibiu de deixar um pequeno recado na derradeira despedida.
"Saio com respeito, gratidão e orgulho de ter feito o melhor que consegui", escreveu o técnico espanhol, de 44 anos, que agora fica livre no mercado.














