Witkoff e chefe da diplomacia iraniana reúnem-se sexta-feira em Istambul

  • 03/02/2026

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Qatar, Egito, Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão também deverão participar na reunião, adiantou uma autoridade norte-americana ao 'site' de notícias.

 

Este será o primeiro contacto entre representantes de Washington e Teerão desde que romperam as negociações em junho do ano passado, após o bombardeamento norte-americano de três instalações nucleares iranianas.

Em janeiro, Trump determinou o envio de uma frota da Marinha dos EUA para o golfo Pérsico e ameaçou atacar o Irão caso não se chegue a um acordo para impedir a República Islâmica de desenvolver armas nucleares.

Segundo o Axios, o encontro é o resultado dos esforços de mediação realizados nos últimos dias por diplomatas turcos, egípcios e cataris.

Duas autoridades turcas, que falaram à Associated Press (AP) sob condição de anonimato, disseram que a Turquia está a tentar organizar um encontro entre o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e os líderes iranianos e que este poderia ocorrer já no final da semana.

Um diplomata árabe, que falou à AP sob anonimato, apontou que houve discussões sobre a Turquia acolher uma reunião de alto nível para reunir países árabes e muçulmanos com os Estados Unidos e o Irão.

De acordo com os meios de comunicação estatais iranianos, o Presidente do país, Masoud Pezeshkian, ordenou a reabertura das negociações com a administração Trump.

Washington exige que qualquer futuro acordo nuclear deverá limitar o programa de mísseis do Irão e as atividades das milícias aliadas noutros países da região.

Teerão, no entanto, insiste que as negociações devem centrar-se exclusivamente na questão nuclear.

Antes de se reunir com o ministro iraniano, Witkoff vai encontrar-se na terça-feira com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que pressiona por um acordo que impeça o Irão de enriquecer urânio, mesmo em níveis baixos.

Apesar de ter deslocado meios militares para o Médio Oriente, ainda não é claro se o Presidente norte-americano, Donald Trump, irá decidir utilizar a força contra o governo iraniano, como sugeriu que poderia fazer em retaliação pela devastadora repressão dos protestos do mês passado.

"Trump está a tentar calibrar uma resposta ao massacre de manifestantes no Irão que puna os líderes iranianos sem envolver os Estados Unidos num novo conflito interminável na região", frisou hoje o 'think tank' Soufan Center, sediado em Nova Iorque.

Também hoje, o Irão revelou que convocou todos os embaixadores da União Europeia (UE) no país para protestar contra a inclusão da Guarda Revolucionária paramilitar na lista de organizações terroristas do bloco, pela sua participação na repressão dos protestos, que resultaram em milhares de mortes e dezenas de milhares de detenções.

Outros países, incluindo os EUA e o Canadá, já tinham designado a Guarda como organização terrorista.

Embora a medida seja em grande parte simbólica, aumenta a pressão económica sobre o Irão.

Leia Também: Enviado dos EUA reúne-se com Netanyahu após reabertura de Rafah

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931575/witkoff-e-chefe-da-diplomacia-iraniana-reunem-se-sexta-feira-em-istambul#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes