William Lai destaca cooperação "profunda e transversal" entre Taiwan e EUA

  • 03/02/2026

A declaração surge após a realização, na semana passada, da sexta ronda do Diálogo da Parceria para a Prosperidade Económica (EPPD, na sigla em inglês) entre Taiwan e os EUA, um fórum de alto nível criado durante o primeiro mandato do Presidente norte-americano Donald Trump (2017--2021).

 

O encontro foi liderado pelo subsecretário norte-americano para os Assuntos Económicos, Jacob Helberg, e pelo ministro da Economia de Taiwan, Kung Ming-hsin. Ambas as partes assinaram uma declaração conjunta sobre a 'Pax Silica', uma aliança estratégica em torno dos semicondutores liderada pelos EUA, e aprofundaram compromissos de cooperação económica.

Numa conferência de imprensa em Taipé, William Lai considerou esta edição do EPPD como "a mais diversa e completa" até à data, abrangendo temas como cadeias de abastecimento para inteligência artificial, infraestruturas digitais, minerais críticos e colaboração com países terceiros.

"Quero destacar especialmente que a 'complementaridade industrial' e a 'fiabilidade regulatória' são como as duas pernas da cooperação entre Taiwan e os EUA: ambas são indispensáveis", afirmou o chefe de Estado.

"Com base na confiança e nos benefícios mútuos, vamos aprofundar a integração industrial com os Estados Unidos, para juntos construirmos uma rede global de cadeias de abastecimento resiliente e competitiva", acrescentou.

Lai referiu-se ainda ao novo acordo comercial alcançado entre Taipé e Washington após meses de negociações, que prevê uma redução de tarifas sobre produtos taiwaneses de 20% para 15%, e investimentos de 250 mil milhões de dólares (211 mil milhões de euros) por parte das principais empresas de semicondutores da ilha nos Estados Unidos.

O Governo de Taiwan comprometeu-se também a garantir mais 250 mil milhões de dólares em créditos empresariais para viabilizar novos investimentos.

O acordo, no entanto, ainda aguarda ratificação parlamentar. Os dois principais partidos da oposição -- o Kuomintang e o Partido Popular de Taiwan -- detêm a maioria dos assentos no parlamento e já bloquearam várias iniciativas-chave do Executivo, incluindo propostas na área da Defesa.

Lai alertou que os resultados das negociações económicas e comerciais "afetam diretamente a prosperidade económica do país e o bem-estar da população", e apelou aos deputados da oposição para que "atuem com profissionalismo" e "ultrapassem as barreiras partidárias" na análise do acordo.

"Quanto mais segura for a economia, mais próspera será a indústria; e quanto mais próspera for a indústria, maior será a capacidade de Taiwan se projetar no mundo", concluiu.

Leia Também: Taiwan diz que adotará "abordagem prudente" face a purga no exército

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931611/william-lai-destaca-cooperacao-profunda-e-transversal-entre-taiwan-e-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes