WhatsApp prepara manual de boas maneiras para evitar suspensões
- 26/11/2025
O WhatsApp parece ter intenções de ajudar os utilizadores da sua aplicação de mensagens a manterem-se livres de problemas e, para tal, tem planos de lançar o que é entendido como um manual de boas maneiras.
É para isso que aponta a mais recente publicação do site WABetaInfo, que avistou sinais de uma funcionalidade em desenvolvimento que dará orientações para ajudar os utilizadores a obedecerem aos termos de utilização da plataforma de vídeos. Ao mesmo tempo, o objetivo é também ajudar os utilizadores a não terem comportamentos que possam ser considerados ‘spam’, livrando-se assim de possíveis suspensões na plataforma.
De acordo com esta publicação, a funcionalidade exibirá uma notificação caso o utilizador seja suspenso no WhatsApp e surgirá de forma a ajudar a evitar uma nova suspensão no futuro.
Calcula-se ainda que, ao tornar os termos de utilização do WhatsApp mais claras, a empresa poderá também ser mais rígida no cumprimento das regras e começar a suspender contas mais frequentemente.
Não se sabe ainda quando é que o WhatsApp deverá lançar esta nova funcionalidade mas, dado que o WABetaInfo refere que esta ferramenta ainda se encontra em desenvolvimento, é possível que ainda tenhamos de aguardar um pouco mais pelo lançamento oficial. Antes da chegada à versão final do WhatsApp, a funcionalidade deverá começar por chegar à versão beta da app de mensagens.
Comportamentos a evitar no WhatsApp
O WhatsApp é uma aplicação de mensagens encriptadas, o que significa que a empresa não tem acesso ao conteúdo das comunicações feitas pelos utilizadores através da sua plataforma.
No entanto, os utilizadores podem ser suspensos se o WhatsApp detetar determinados comportamentos.
Entre eles está o envio de mensagens em massa, o que pode indicar o uso de ferramentas de envio automatizado. Este tipo de prática é mal visto pelo WhatsApp porque pode representar casos de disseminação de desinformação, tornando-se ainda mais grave caso este envio de mensagens em rápida sucessão aconteça para pessoas desconhecidas e de forma não solicitada.
A julgar pela imagem já desvendada pelo WABetaInfo a respeito da funcionalidade agora em desenvolvimento e que pode ver abaixo, acredita-se que estes sejam alguns dos comportamentos que o WhatsApp deseja combater e que poderão levar a um número mais significativo de suspensões dentro da app.
© WABetaInfo
Leia Também: WhatsApp terá direito a uma nova aplicação para Apple Watch















