Wayne Rooney volta à carga contra Ruben Amorim: "Dececionante"
- 27/01/2026
Wayne Rooney voltou, esta terça-feira, a aproveitar o próprio podcast, intitulado 'The Wayne Rooney Show', impulsionado pela estação televisiva britânica BBC Sport, para apontar o dedo a Ruben Amorim, português que foi demitido do cargo de treinador do Manchester United há já mais de três semanas.
Desta feita, o antigo internacional português aproveitou o facto de o sucessor interino do ex-Sporting, Michael Carrick, ter estado em Old Trafford, na passada sexta-feira, a acompanhar a vitória sobre o Derby County, por 2-1, a contar para a FA Youth Cup, para aplaudir a atenção que este tem vindo a prestar às camadas jovens do clube. Algo que, lamenta, quem lá esteve antes não tenha conseguido fazer.
"É ótimo ver todos os treinadores a assumirem um interesse tão grande na academia. Nos próximos anos, alguns daqueles jogadores podem vir a ter uma oportunidade junto da equipa principal, por isso, é importante que tenham esse interesse", começou por afirmar o agora comentador desportivo, de 40 anos de idade.
"No sábado, também estiveram todos a ver o jogo dos sub-16, antes de viajarem para Londres. É ótimo ver isso de volta ao clube. Eu tenho sido bastante interventivo sobre isso. Costumava ser a norma, mas faltou, ao longo dos últimos poucos anos. Com os meus dois rapazes na academia, não vi isso a acontecer, e foi um pouco dececionante", prosseguiu.
"O ânimo que isso dá aos jogadores e aos pais dos treinadores verem lá o treinador... É desta maneira que o clube deve ser gerido", completou. Wayne Rooney é pai de Kai, jovem promessa que, apesar de ter apenas 16 anos de idade, integra já a equipa de sub-18 dos red devils, fruto das qualidades que apresenta.
Arranque perfeito para Michael Carrick
O Manchester United desfruta, neste momento, de uma 'segunda vida', depois de Ruben Amorim não ter conseguido cumprir com as expetativas que recaiam sobre si, motivo pelo qual foi demitido do cargo de treinador, cerca de 14 meses depois de ter sido adquirido ao Sporting, a troco de uma verba na ordem dos 11 milhões de euros.
A solução imediata passou por 'promover' o treinador da equipa de sub-18, Darren Fletcher, mas este acabou por também não conseguiu 'endireitar o barco', somando um empate (a uma bola, com o Burnley, para a Premier League) e uma derrota (perante o Brighton, por 1-2, para a Taça de Inglaterra) ao cabo de dois jogos.
Foi então que surgiu a opção Michael Carrick, antigo internacional inglês que até já tinha ocupado este cargo, em 2021, aquando do despedimento de Ole Gunnar Solskjaer, e que estava livre desde o verão de 2025, quando terminou o contrato que mantinha com o Middlesbrough já desde outubro de 2022.
O início não poderia, de resto, ter sido melhor, visto que, no espaço de apenas duas semanas, levou de vencida os dois primeiros classificados da Premier League, o Arsenal (por 2-3, em pleno Emirates Stadium) e o Manchester City (por 2-0, em Old Trafford).
Leia Também: "Ruben Amorim está em casa a pensar: 'Que raio é que estou a ver?'"













