Wall Street fecha sem rumo afetada pelo receio de bolha na IA e shutdown
- 07/11/2025
Os resultados de sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,16% e o alargado S&P500 progrediu 0,13%, ao passo que, pelo contrário, o tecnológico Nasdaq perdeu 0,21% e acabou mesmo a semana com uma desvalorização acumulada superior a três por cento.
"É muito desestabilizador (para os investidores) não ter uma vista de conjunto da situação económica", comentou Tom Cahill, da Ventura Wealth Management, em declarações à AFP.
O impasse no Congresso sobre o orçamento atingiu o seu 38.º dia, o maior período alguma vez ocorrido, o que está a causar o encerramento de serviços e agências do governo federal, o designado 'shutdown', privando em consequência os investidores de várias estatísticas económicas oficiais, como um relatório importante sobre o emprego que deveria sair hoje.
O único indicador do dia foi divulgado pela Universidade do Michigan. Relativo à confiança dos consumidores em novembro, mostrou uma estagnação da mesma, em níveis mínimos desde 2022.
Tanto entre os consumidores, como entre as empresas, "há uma certa inquietação quanto à data a partir da qual o governo retoma a atividade", o que "afeta a atividade económica", realçou Tom Cahill.
Os investidores continuam também a evitar as ações dos conglomerados tecnológicos perante "o receio que as despesas consagradas" ao desenvolvimento da inteligência artificial (IA) "não sejam rentáveis em um futuro próximo", sublinhou este analista,
E, contudo, foram estas despesas e o entusiasmo gerado em torno da IA que levaram os principais índices bolsistas a máximos, alguns consecutivos, nos últimos meses.
"Quando as cotações atingem ou se aproximam dos seus recordes, os investidores ficam com razões para realizar alguns ganhos", considerou Art Hogan, da B. Riley Wealth Management.
Leia Também: Wall Street cai com aumento das dúvidas sobre conglomerados tecnológicos













