Vonic brilha e FC Porto B vence Académico. Marítimo 'esfrega as mãos'
- 06/02/2026
O FC Porto B recebeu e venceu o Académico de Viseu (3-1), esta sexta-feira, em jogo de abertura da 21.ª jornada da II Liga. O conjunto portista até esteve em desvantagem no marcador, mas a expulsão do guardião Domen Gril, que deixou os visitantes reduzidos a 10 jogadores, acabaria por inverter o rumo dos acontecimentos.
Antes desse cartão vermelho, mostrado aos 30 minutos, André Clovis havia aberto o marcador no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, precisamente dois minutos exatamente antes.
O avançado brasileiro elevou para 19 os remates certeiros esta temporada, num total de 24 jogos disputados.
No entanto, a formação de Viseu acabaria por deixar fugir os pontos, sendo que o jovem André Miranda restabeleceu o empate ainda antes do intervalo, aos 45 minutos, estreando-se a marcar no futebol profissional.
Ora, a segunda parte foi palco da reviravolta do FC Porto B, graças ao bis de Leonardo Vonic. O avançado croata de 22 anos marcou dois golos em seis minutos (51' e 57') e colocou os azuis e brancos na frente do marcador, com o jogo a ficar praticamente resolvido.
O Académico ainda tentou esboçar uma reação, mas a inferioridade numérica acabou por pesar demasiado para que os visitantes conseguissem dar uma resposta.
O apito final chegaria e o FC Porto B confirmaria mesmo a nona vitória no campeonato, a terceira seguida, naquele que é o melhor momento da temporada para o conjunto orientado por João Brandão.
A equipa secundária dos dragões soma, agora, 30 pontos e sobe, provisoriamente, ao quarto lugar da II Liga, ficando à espera que os adversários diretos não somem pontos ao longo desta ronda.
Por seu turno, o Académico de Viseu sofre a sexta derrota em 21 jornadas e fica com o segundo lugar em risco, uma vez que o Sporting B pode aproveitar e igualar o registo pontual dos beirões caso vença, na terça-feira, o Paços de Ferreira.
Quem também pode tirar ainda maior proveito deste resultado é o líder Marítimo. O conjunto insular pode distanciar-se, ainda mais, no topo da tabela classificativa. Para tal, precisa de somar pontos amanhã, sábado, na receção ao Farense. Para já, o Marítimo mantém uma vantagem de seis pontos face ao Académico.
Refira-se que o FC Porto B visita a União de Leiria na próxima jornada, ao passo que o Académico de Viseu regressa ao Estádio do Fontelo para receber os vizinhos da Oliveirense.
Ronda prolonga-se até terça-feira
Ao contrário do que acontece habitualmente, esta ronda será mais prolongada. Após ter arrancado esta sexta-feira, a 21.ª jornada irá estender-se até terça-feira, para esse embate em Paços de Ferreira.
Sábado, 7 de fevereiro
Lusitânia-Felgueiras, 11h00
Marítimo-Farense, 14h00
Oliveirense-Vizela, 15h30
Leixões-Feirense, 18h00
Domingo, 8 de fevereiro
Torreense-União Leiria, 15h30
Segunda-feira, 9 de fevereiro
Portimonense-Benfica B, 18h00
Terça-feira, 10 de fevereiro
Paços de Ferreira-Sporting CP B, 20h15
[Notícia atualizada às 20h01]














