Von der Leyen promete resposta "firme e proporcional" da UE aos EUA

  • 20/01/2026

Intervindo no Fórum de Davos, na Suíça, num momento de tensões transatlânticas devido à pretensão dos EUA de assumirem o controlo da Gronelândia -- e na véspera de o Presidente norte-americano, Donald Trump, discursar no evento -, Ursula von der Leyen lembrou que o bloco comunitário e Washington "chegaram a um acordo comercial em julho passado" e comentou que, "na política, tal como nos negócios, um acordo é um acordo".

 

"E quando os amigos apertam as mãos, isso deve significar alguma coisa", declarou a presidente da Comissão.

Von der Leyen garantindo que "a Europa está totalmente empenhada" relativamente à segurança na região do Ártico e "partilha os objetivos dos Estados Unidos a este respeito".

Apontou que "a Finlândia, Estado-membro da UE e um dos mais recentes membros da NATO, está a vender os seus primeiros quebra-gelos aos EUA" e "os membros nórdicos da Aliança têm neste momento forças preparadas para o Ártico".

"A segurança do Ártico só pode ser alcançada em conjunto. É por isso que as tarifas adicionais propostas [por Trump] são um erro, especialmente entre aliados de longa data", declarou.

Sublinhando que a Europa considera os norte-americanos "não apenas aliados, mas amigos", a presidente do executivo comunitário sustentou que mergulhar a relação "numa perigosa espiral descendente apenas ajudaria os adversários" que tanto UE como EUA estão "tão empenhados em manter fora do panorama estratégico".

"Por isso, a nossa resposta será firme, unida e proporcional. Mas, além disso, temos de ser estratégicos na forma como abordamos esta questão. É por isso que estamos a trabalhar num pacote de medidas para apoiar a segurança do Ártico", disse.

Reiterando a "total solidariedade com a Gronelândia e o Reino da Dinamarca" e vincando que "a soberania e a integridade do seu território não são negociáveis", Von der Leyen assegurou que a Europa está a trabalhar num "aumento maciço do investimento" na Gronelândia e trabalhará "em estreita colaboração com a Gronelândia e a Dinamarca para ver como pode apoiar ainda mais a economia e as infraestruturas locais".

Apontando que a UE trabalhará com os Estados Unidos e todos os parceiros para uma segurança mais ampla do Ártico, a presidente da Comissão adiantou que Bruxelas vai analisar de que modo pode reforçar as parcerias de segurança com países como o Reino Unido, o Canadá, a Noruega, a Islândia e outros.

"Por fim, acredito que a Europa precisa de se ajustar à nova arquitetura de segurança e às realidades que enfrentamos atualmente. É por isso que a Europa está a preparar a sua própria estratégia de segurança, que pretendemos publicar ainda este ano. Como parte disso, estamos a atualizar a nossa estratégia para o Ártico. E no centro disso estará o princípio fundamental: cabe aos povos soberanos decidir o seu próprio futuro", completou.

A edição deste ano do Fórum de Davos, que junta anualmente as elites económica e política mundiais, decorre num contexto de grande instabilidade a nível global, e terá como figura de cartaz um dos principais protagonistas deste ambiente de tensões, Donald Trump, que ameaça anexar a Gronelândia, território dinamarquês sob a égide da NATO, argumentando que a segurança e a vigilância da ilha ártica foram negligenciadas nos últimos anos e que o controlo desta poderia cair nas mãos da China ou da Rússia.

No sábado, Trump anunciou uma taxa de importação de 10%, a partir de fevereiro, sobre os produtos de oito nações europeias que se uniram em torno da Dinamarca, incluindo França, Reino Unido e Alemanha, que seriam aumentadas para 25% a partir de 01 de junho até que se chegue a um acordo para o controlo completo total da Gronelândia.

Leia Também: Von der Leyen pede respeito pela soberania da Gronelândia à delegação dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922640/von-der-leyen-promete-resposta-firme-unida-e-proporcional-da-ue-a-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes