Von der Leyen destaca "marco na unidade europeia" e inovação em Portugal

  • 31/12/2025

"Há 40 anos, assinalámos um marco na unidade europeia: Portugal e Espanha tomaram o devido lugar no coração da Europa. Este momento tornou a nossa União melhor - cultural, política e economicamente. Juntos, superámos muitos desafios, partilhámos sucessos e tornámo-nos mais resilientes e podemos estar verdadeiramente orgulhosos deste feito, que só foi possível através do trabalho conjunto", afirma Ursula von der Leyen.

 

Numa declaração enviada à Lusa a propósito do 40.º aniversário, que se assinala a 01 de janeiro de 2026, a responsável apontou que, desde a adesão, "este belo país - jardim à beira-mar plantado - tornou-se um farol de liberdade, esperança e empreendedorismo".

"A cultura rica e diversificada, do fado à arquitetura, a hospitalidade e o espírito de inovação de Portugal enriqueceram a nossa União. Portugal foi pioneiro em 'start-ups' e inovação. Os seus estudantes Erasmus levaram Portugal à Europa, assim como o levaram profissionais de formações diversas", enumerou.

Referindo-se a infraestruturas suportadas por verbas europeias, Ursula von der Leyen fala na construção de "novas escolas, hospitais e autoestradas, bem como a Ponte Vasco da Gama, a mais longa da Europa".

"A Europa é muito mais do que uma região - é uma ideia comum. A ideia de liberdade, paz e força mútua. A adesão de Portugal mostra que, unidos, somos mais fortes", adiantou.

Ursula von der Leyen é presidente da Comissão Europeia desde 01 de dezembro de 2019, quando iniciou o primeiro mandato, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo.

A política alemã, antiga ministra da Defesa da Alemanha, está agora no segundo mandato de liderança do órgão executivo da UE, depois de o primeiro ter sido marcado por desafios como a pandemia da covid-19, a transição climática e a resposta europeia a crises geopolíticas.

A 01 de janeiro de 1986 foi concretizada a adesão de Portugal à CEE, que provocou mudanças estruturais significativas para o país.

Desde a adesão, há 40 anos, o país já recebeu mais de 100 mil milhões de euros em fundos europeus, aplicados sobretudo em infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, saneamento básico, educação e modernização administrativa.

Em termos económicos, de acordo com os gabinetes estatísticos europeu e nacional, entre 1986 e a atualidade o produto interno bruto (PIB) 'per capita' português em paridades de poder de compra passou de cerca de 50--55% da média da então CEE para valores próximos de 75% da média da agora UE, apesar de recuos na crise financeira.

A integração europeia incluiu ainda a entrada no espaço de livre circulação Schengen, a adoção do euro (em 1999, oficializada em 2002) e o acesso ao mercado único, que impulsionou exportações e investimento estrangeiro.

Em concreto, as exportações passaram de cerca de 15% do PIB nos anos de 1980 para mais de 45% do PIB, com forte diversificação de mercados.

Ao mesmo tempo, aumentaram os níveis de escolaridade, a esperança média de vida e a cobertura de serviços públicos essenciais, consolidando ganhos económicos e sociais, embora persistam desafios em termos de produtividade e de rendimentos.

Num Eurobarómetro divulgado em meados de dezembro deste ano, 69% dos portugueses inquiridos afirmaram ter uma imagem positiva da UE, o valor mais alto entre os 27 países-membros, e 71% disseram confiar nas instituições europeias, também acima da média comunitária.

Também nesse estudo de opinião, Portugal constava entre os países com maior percentagem de cidadãos que consideram que o país beneficiou da adesão à UE.

Leia Também: Costa e Von der Leyen saúdam boa discussão da UE sobre apoio à Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2911829/von-der-leyen-destaca-marco-na-unidade-europeia-e-inovacao-em-portugal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes