Volantes 'yoke' como os da Tesla vão ser proibidos na China

  • 13/02/2026

Determinada a tornar os carros mais seguros, a China tem aprovado legislação para banir conceitos menos convencionais que colocam potenciais riscos. Foi o caso dos puxadores das portas elétricos embutidos e, agora, de volantes menos convencionais.

 

A proibição não incide diretamente sobre o desenho dos volantes, mas prende-se com novos padrões e requisitos. Que, na prática, tornam inviável a aprovação de volantes tipo 'yoke' - como os lemes dos aviões. A Tesla é um dos fabricantes que oferece este tipo de proposta na sua gama (como pode ver na imagem de topo).

É que, escreve a Autohome, as estatísticas indicam que 46 por cento das lesões de condutores são provocadas por mecanismos de direção, sendo que este tipo de volantes permitem que o corpo o ultrapasse em colisões - o que aumenta o risco de ferimentos.

Segundo o Car News China, o Ministério da Indústria e da Tecnologia de Informação da China publicou já o esboço de aprovação de novos padrões de segurança - que deverão entrar em vigor a 1 de janeiro do próximo ano.

A norma pretende "proteger os condutores de serem feridos por um mecanismo de direção de um veículo motorizado". A legislação deixa de fazer referência aos volantes ao estilo 'yoke'.

A partir do ano que vem, os carros na China ficam sujeitos a padrões alinhados com os internacionais. O limite da força horizontal nos módulos de testes humanos será mais baixo, para além de serem implementados limites para deslocamento horizontal e vertical da coluna de direção.

Para o volante, passam a ser exigidos testes de impacto em dez pontos específicos da sua borda, incluindo dois que não existem fisicamente no caso de desenhos 'yoke'. Na prática, isso inviabiliza a aprovação.

Por outro lado, há normas que proíbem que peças rígidas fiquem viradas para os ocupantes em caso de inflação do airbag. Ora, os volantes tipo leme têm padrões de fratura imprevisíveis, pelo que é difícil de os fazer aprovar em testes.

E há até condutores que se queixam de maiores dificuldades em manobras que exigem movimentos mais amplos (como descrever viragens em formato de ferradura).

Apesar de a Tesla ser um exemplo particularmente mediático, há mais construtores que recorrem a volantes deste tipo - como a Lexus ou a chinesa Jiyue.

China proíbe puxadores embutidos nas portas dos carros

China proíbe puxadores embutidos nas portas dos carros

Em prol da segurança, os carros que só tenham puxadores embutidos nas portas vão ser proibidos na China a partir do próximo ano. É uma medida que já se esperava e foi agora anunciada.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:22 - 03/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2938863/volantes-yoke-como-os-da-tesla-vao-ser-proibidos-na-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes