Vitória SC tira barriga de misérias, arrasa AVS e aproxima-se da Europa
- 28/11/2025
Houve chuva de golos no Estádio D. Afonso Henriques no arranque da jornada 12 da I Liga. O Vitória SC recebeu e goleou, na noite desta sexta-feira, o frágil AVS, por 4-0, alcançando o seu segundo triunfo consecutivo no campeonato português, algo que acontece pela primeira vez na presente época. Os três golos em 17 minutos na primeira parte encaminharam a conquista dos três pontos para os vitorianos.
Depois do triunfo sofrido na visita ao Tondela de há cerca de três semanas, o Vitória SC voltava a jogar junto dos seus adeptos e procurava um triunfo caseiro que fugia desde a receção ao Santa Clara (2-1), há quase dois meses de distância.
E as coisas não podiam ter começado da melhor forma para os eleitos de Luís Pinto. Decorria o minuto 14 quando o marcador piscou pela primeira vez. Numa transição rápida, e após uma assistência de Oumar Camara, Nélson Oliveira abriu as contas e a torneira de golos no D. Afonso Henriques.
Tinham passado pouco mais de dez minutos no Castelo quando a equipa da casa ampliou a vantagem. Telmo Arcanjo tirou o cruzamento, o veterano Rúben Semedo não fez o melhor dos cortes, deixando a bola à mercê de Óscar Rivas que rematou de primeira para o 2-0 ao minuto 28. A bola ainda embateu em Devenish e no ferro antes de entrar.
Sem tempo a perder, o Vitória SC chegaria ao terceiro tento na partida ainda dentro da etapa inicial. Após um pontapé de canto de Telmo Arcanjo, a bola acaba por chegar a Beni Mukendi. O médio angolano apareceu soltou na pequena área e atirou a contar para o seu primeiro golo enquanto futebolista profissional (32 minutos). A equipa de João Pedro Sousa esteve francamente mal e não conseguiu sequer rematar no primeiro tempo.
Com o resultado mais do que controlado, o Vitória SC entrou mais relaxado e ainda deixou o AVS sonhar com um golo. Depois de Saviolo ter falhado claramente o golo quando estava na cara de João Gonçalves (50 minutos), Nenê, que já tinha ensaiado um remate de longa distância, atirou de cabeça à barra (65 minutos). Tunde Akinsola ainda colocou a bola no fundo das redes de Juan Castillo, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.
E como quem não marca sofre... o tento da goleada acabaria mesmo por chegar já nos últimos 15 minutos do segundo tempo. Em cima do minuto 75, Oumar Camara respondeu de cabeça a um cruzamento de Rodrigo Abascal e acabou por sentenciar a partida. Até ao apito final, destaque para um grande pontapé de Matija Mitrovic à trave.
Contas feitas, o Vitória SC, que alcançou a terceira vitória consecutiva em todas as provas, a primeira vez que isso acontece na época, passou a somar 17 pontos no sétimo lugar da I Liga, ultrapassando de forma provisória o rival Sporting de Braga, e aproximou-se da zona de acesso às competições europeias.
Por seu turno, o AVS continua afundado no último lugar com apenas três pontos.
Leia Também: EM DIRETO: Vitória SC goleia AVS, antes do Nacional receber o Benfica













