Vitória SC-FC Porto: Campeão de inverno coloca o líder à prova

  • 18/01/2026

O Estádio D. Afonso Henriques vai ser palco, ao início da noite deste domingo, daquele que é o encontro mais aguardado de toda a 18.ª jornada da I Liga (a primeira da segunda volta), que irá colocar, frente a frente, o recém-sagrado campeão de inverno, o Vitória SC, e líder destacado da tabela, o FC Porto.

 

Os dragões vão a jogo sabendo de antemão que não lhes resta outra alternativa a não ser vencerem, se quiserem repor a confortável vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Sporting, que, na passada sexta-feira, recebeu e bateu o Casa Pia, por 3-0. Isto, num jogo onde paira no ar uma sensação de 'vingança', visto que, na caminhada para a conquista da Taça da Liga, 'tombaram', precisamente, perante este adversário, por 1-3.

O treinador italiano Francesco Farioli tem, de resto, motivos para sorrir, uma vez que, na véspera, recebeu um 'reforço de peso', visto que Francisco Moura foi dado como recuperado de uma lesão muscular no adutor esquerdo, pelo que tem via aberta para regressar à lista de convocados, nesta deslocação a Guimarães.

Ainda assim, esta missão adivinha-se tudo menos simples, visto que, pela frente, o emblema verde e branco terá uma formação que vem de um ciclo de três triunfo consecutivos, todos por 2-1, contra Nacional, Sporting e Sporting de Braga, e que está empenhado em voltar a fazer das suas, desta feita, em 'casa'.

Os vimaranenses ocupam, neste momento, a sétima posição da tabela, com 25 pontos, e vão a jogo com a certeza de que só 'metendo a quarta' conseguirão manter-se na luta pelos lugares de apuramento para as competições europeias, com um Gil Vicente que vai consolidando o estatuto de equipa-sensação.

O Vitória SC-FC Porto tem apito inicial agendado para as 20h30 (hora de Portugal Continental), e irá contar com a arbitragem de João Gonçalves, juiz da Associação de Futebol do Porto, que liderará uma equipa composta pelos assistentes Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, pelo quarto árbitro Bruno Costa, pelo VAR Tiago Martins e pelo AVAR Pedro Felisberto.

Treinadores em discurso direto

Luís Pinto

Abordagem ao jogo: "Para conseguirmos vencer o FC Porto em casa, teremos de nos superar. Temos de ter uma capacidade de trabalho muito alta. O FC Porto tem essa capacidade de trabalho no 'ADN'. Coloca o jogo numa vertente muito intensa e muito física. Tem acrescentado qualidade ao seu processo. Do ponto de vista físico, temos de estar ao nível que colocam nos jogos e ter um nível de concentração altíssimo".

Vitória SC já derrotou o FC Porto esta época: "Temos de ter a mesma crença e entrar com o foco de querer vencer. Depois, dentro das questões mais estratégicas, há algo que podemos retirar. Analisamos o jogo para ver o que aconteceu e há questões que podemos utilizar. Mas teremos de fazer coisas diferentes, não há uma receita que vá dar sempre o resultado da mesma forma".

Festa na Taça da Liga: "Temos de conseguir 'virar a página' com a ambição de fazer coisas das quais nos orgulhamos. O plantel vai estar à altura de dar uma resposta. A confiança ficou mais alta, mas temos de ter confiança, humildade e foco no trabalho nas doses certas. Se não fizermos o que temos de continuar a fazer, a confiança não vai durar até ao final da época".

Francesco Farioli

Reencontro com o Vitória SC: "Vamos defrontar a equipa que estará em melhor forma na Liga, após ter celebrado a conquista de um título. Disse que nunca vi uma equipa celebrar algo em janeiro, mas tenho de fazer uma correção [risos]. Tenho de lhes dar os parabéns pelo que fizeram. Já nos venceram aqui em casa e podem lutar para estar no top4. É um jogo difícil e é preciso estar em alerta".

Importância de Alan Varela: "Vai ser titular. Acredito sempre na rotação de jogadores, de forma a maximizar o seu momento. Outro exemplo é Martim Fernandes, que teve algumas lesões, mas agora está a ter boas performances com margem para melhorar. Vamos precisar do Alan Varela para o jogo de amanhã. Tenho a certeza de que vai dar o impacto certo ao jogo".

Estreia de Thiago Silva: "Foi incrível. No estágio no Algarve, ele treinou muito bem. Ficámos surpreendidos com a forma como terminou o Clássico, pela forma como conseguiu jogar os 90 minutos. A sua qualidade e a sua liderança ajudam-nos. Recuperou e treinou bem, está preparado para jogar, tal como os outros centrais também estão preparados".

Últimos resultados

Vitória SC: D-E-V-V-V

FC Porto: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Vitória SC: Charles Silva; Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes; Gonçalo Nogueira, Diogo Sousa, Beni Mukendi; Telmo Arcanjo, Noah Saviolo e Nélson Oliveira.

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Thiago Silva, Jan Bednarek, Jakub Kiwior; Pablo Rosario, Victor Froholdt, Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu Aghehowa.

Ausências

Vitória SC: José Ribeiro, Óscar Rivas (lesionados), João Mendes e Nélson Oliveira (castigados).

FC Porto: Nehuén Pérez, Luuk de Jong (lesionados), Pablo Rosario (castigado) e Zaidu Sanusi (no CAN2025).

Leia Também: Alerta em Guimarães. FC Porto sabe demolir o Castelo e procura… vingança

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2921206/vitoria-sc-fc-porto-campeao-de-inverno-coloca-o-lider-a-prova#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes