Vitória SC derruba Sp. Braga em final 'louca' e conquista a Taça da Liga

  • 10/01/2026

Drama, ‘magia’… O primeiro dérbi minhoto da história numa final de uma competição prometia muito, e não deixou nada a desejar, providenciando um autêntico espetáculo de futebol, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, que culminou no triunfo do Vitória SC sobre o Sporting de Braga, por 2-1.

 

A formação orientada por Luís Pinto até esteve a perder, fruto de um (grande) golo de Mario Dorgeles, mas deu a volta já no desenrolar do segundo tempo, à ‘boleia’ dos remates certeiros de Samu Silva e Alioune Ndoye, que lhe valem a inédita conquista da edição de 2025/26 da Taça da Liga.

Um ‘diabo à solta’ em Leiria

‘Intenso’ será, porventura, o adjetivo mais adequado para este dérbi minhoto da Taça da Liga. Desde o primeiro instante, quer Vitória SC, quer Sporting de Braga, fizeram questão de deixar bem claro àquilo que vinham, e a sensação de perigo não tardou a surgir. Primeiro, Nélson Oliveira atirou, de longe, para uma defesa a dois tempos de Lukas Hornicek. Depois, Charles Silva teve de aplicar-se, para negar o golo a Ricardo Horta.

À terceira tentativa, a ameaça concretizou-se. João Mendes derrubou Rodrigo Zalazar, à entrada da grande área vimaranense, e Hélder Malheiro exibiu-lhe o cartão amarelo. Na conversão do consequente pontapé-livre, Mario Dorgeles não fez por menos, e inaugurou o marcador com uma autêntica obra de arte.

Os homens de Luís Pinto tentaram responder, mas uma série de saídas em falso a partir da defesa provocaram outros tantos calafrios. Foi só quando conseguiram, de uma vez por todas, impor alguma tranquilidade na circulação da bola que conseguiram ‘galgar’ metros no terreno e aproximarem-se do empate.

Aos 33 minutos, João Mendes procurou ‘redimir-se’ da falta que originou o golo adversário, com um remate ‘do meio da rua’, que passou a centímetros da barra. Apenas três minutos depois, foi a vez de Miguel Nóbrega cabecear a um palmo do poste. Em cima do apito para o intervalo, só não se deu o 0-2 graças à… cabeça de Tony Strata, que travou o ‘bis’ de Mario Dorgeles.

Samu mudou o jogo

O jogo estava perigoso, e o Sporting de Braga sabia disso, pelo que regressou dos balneários em ‘matar’ o jogo o mais rapidamente possível. E esteve mesmo na iminência de fazê-lo, aos 48 minutos, quando, na sequência de um pontapé de canto, João Moutinho rematou, de primeira, para uma defesa de alto nível de Charles Silva.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer, e a igualdade foi reposta, aos 59 minutos. Alertado pelo VAR, Hélder Malheiro apontou para a marca de grande penalidade, na sequência de uma carambola entre Nélson Oliveira e Vítor Carvalho, que terminou com a mão na bola do segundo. Acabado de entrar, para o lugar de Diogo Sousa, Samu Silva não vacilou, e atirou a contar.

A ‘cambalhota’ esteve à vista, apenas 12 minutos depois. Nélson Oliveira recebeu, na grande área, e ensaiou uma trivela que parecia levar ‘selo de golo’, não fosse a barra da baliza arsenalista negar-lhe a festa. E, aos 82 minutos, Lukas Hornicek disse ‘presente’, para desviar um cabeceamento imperial de Alioune Ndoye.

Nada que, no entanto, o desmotivasse. Escassos dias depois de ter marcado o ‘bis’ que fez ‘tombar’ o Sporting, nas meias finais, o avançado senegalês foi às alturas fazer, uma vez mais, das suas, desviando, de cabeça, um pontapé de canto cobrado por Samu Silva, para selar a ‘cambalhota’

Dez minutos depois dos 90, Rodrigo Zalazar teve tudo para evitar a derrota arsenalista, mas, na marcação de uma grande penalidade, por agressão de João Mendes (que acabou expulso) a Victor Gómez, atirou para uma 'gigante' defesa de Charles Silva, concluindo, assim, uma história 'de loucos'.

Momento do jogo: Não há por onde. Já dez minutos depois dos 90, Charles Silva 'agigantou-se' e defendeu uma grande penalidade cobrada por Rodrigo Zalazar, que acabou por dar a vitória (e a Taça da Liga) ao Vitória SC.

Onzes

Vitória SC: Charles; Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, João Mendes; Gonçalo Nogueira, Diogo Sousa, Beni; Telmo Arcanjo, Noah Saviolo e Nélson Oliveira.

Sporting de Braga: Lukas Hornicek; Mario Dorgeles, Gustaf Lagerbielke, Vitor Carvalho, Arrey-Mbi, Victor Gómez; João Mourinho, Florian Grillitsch; Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta e Pau Victor.

Antevisão

A espera chegou ao fim. É já ao início da noite deste sábado que o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai receber a tão aguardada final da Taça da Liga, que irá colocar, frente a frente, Vitória SC e Sporting de Braga, que surpreenderam tudo e todos, ao deixarem pelo caminho, respetivamente, Sporting e Benfica, nas 'meias', a meio da semana.

Os eternos rivais minhotos já se defrontaram por 160 vezes, em toda a história, mas, curiosamente, nunca antes numa final. Até ao momento, a tendência é de... equilíbrio, uma vez que os arsenalistas venceram 64 dessas partidas, e os vimaranenses 61, ao passo que as restantes 35 terminaram empatadas.

No passado ano civil de 2025, estes dois emblemas defrontaram-se por duas vezes... ambas sem qualquer vencedor. O primeiro jogo, disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em fevereiro, culminou num nulo, ao passo que o segundo, realizado no Estádio Municipal de Braga, resultou numa igualdade a um golo.

O Vitória SC-Sporting de Braga tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental), e será ajuizado por Hélder Malheiro, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, que irá liderar uma equipa composta pelos assistentes Gonçalo Freire e Hugo Ribeiro, pelo quarto árbitro Miguel Nogueira, pelo VAR Rui Costa e pelos AVAR João Bento e Carlos Campos.

Leia Também: Vitória SC-Sporting de Braga: Final inédita aquece Leiria... e Portugal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2917023/vitoria-sc-sp-braga-final-historica-dita-o-campeao-da-taca-da-liga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes