Vitória SC cumpre pleno de taças nacionais após triunfo na Taça da Liga

  • 10/01/2026

Com a terceira reviravolta na 19.ª edição da Taça da Liga, depois da vitória na visita ao FC Porto (3-1) e no acesso à final diante do Sporting (2-1), já em Leiria, os vimaranenses empreenderam nova recuperação bem sucedida frente aos eternos rivais de Braga, para erguerem o seu terceiro troféu nacional diferente.

 

Em mais de 103 anos de existência, os vitorianos completaram pleno de triunfos nas taças nacionais - com exceção da I Liga -, juntando a Taça da Liga à Taça de Portugal e à Supertaça Cândido de Oliveira, erguida em 1988, numa disputa a duas mãos com o FC Porto, que antecedeu as derrotas em 2011, 2013 e 2017.

Valeram, então, ao Vitória SC, comandado pelo brasileiro Geninho, os golos de N'Dinga e Décio no triunfo por 2-0 na primeira mão, disputada em Guimarães, sem que o FC Porto, de Quinito, conseguisse melhor do que o empate 0-0 no segundo jogo, no antigo Estádio das Antas.

Quase 10 anos depois da última final, os vimaranenses tornaram-se hoje o 12.º clube a disputar a final da Taça da Liga, voltando a conquistar um troféu nacional, que escapava desde 2012/13, quando, sob comando de Rui Vitória, venceram a Taça de Portugal, na última vez em que bateram o Benfica (2-1), com Soudani e Ricardo Pereira a inverterem o golo inicial de Gaitán para as 'águias'.

Além desse êxito, o Vitória tem outras seis presenças no jogo decisivo da Taça de Portugal, em 1941/42, 1962/63, 1975/76, 1987/88, 2010/11 e 2016/17, tendo sido derrotado por Belenenses, Sporting, Boavista, FC Porto (duas vezes) e Benfica, os cinco campeões nacionais da história.

Com o triunfo de hoje, selado pelos golos na segunda parte de Samu e Alioune Ndoye, que foi o 'herói' da competição, depois de já ter 'bisado' na meia-final frente ao Sporting, após Dorgeles ter dado vantagem aos bracarenses, que ainda dispuseram de uma grande penalidade, aos 90+11, que o guarda-redes Charles 'negou' a Zalazar, os 'conquistadores' entraram no restrito lote de clubes com, pelo menos, três troféus nacionais distintos.

Benfica, FC Porto e Sporting venceram as cinco principais competições de âmbito nacional da história - incluindo o já extinto Campeonato de Portugal, precursor da Taça de Portugal -, enquanto o Boavista tem um campeonato, cinco Taças de Portugal e três Supertaças, com o Belenenses a acumular um campeonato, três Taças de Portugal e três Campeonatos de Portugal.

O Sporting de Braga ganhou três Taças de Portugal e três Taças da Liga, mais uma singular Taça Federação Portuguesa de Futebol, acima do Vitória FC, com três Taças de Portugal e a primeira Taça da Liga.

O Vitória SC tornou-se no sétimo clube a conquistar a Taça da Liga, além de Benfica (oito troféus), Sporting (quatro), Sporting de Braga (três), FC Porto (um), Moreirense (um) e Vitória de Setúbal (um).

Em época de estreia pelos minhotos, Luís Pinto, de 36 anos, conquistou o segundo troféu da carreira como treinador principal, no mesmo estádio onde há meio ano tinha arrebatado o título de campeão da II Liga então no comando técnico do Tondela.

Vitória SC derruba Sp. Braga em final 'louca' e conquista a Taça da Liga

Vitória SC derruba Sp. Braga em final 'louca' e conquista a Taça da Liga

Tal como fizera na final, ante o Sporting, o Vitória SC deu a volta ao Sporting de Braga, à ‘boleia’ dos golos de Samu Silva e Alioune Ndoye, para conquistar a primeira Taça da Liga da sua história, num jogo que terminou com... um penálti desperdiçado por Rodrigo Zalazar.

Carlos Pereira Fernandes | 22:11 - 10/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2917198/vitoria-sc-cumpre-pleno-de-tacas-nacionais-apos-triunfo-na-taca-da-liga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes