Vitinha sem rodeios: "Portugal vai tentar ganhar o Mundial"

  • 30/12/2025

Vitinha concedeu uma extensa entrevista à edição desta terça-feira do jornal espanhol Marca, à margem da gala dos Globe Soccer Awards, na qual foi eleito o melhor médio do mundo, na qual assumiu, sem rodeios, o desejo de ajudar Portugal a conquistar o Campeonato do Mundo de 2026, nos Estados Unidos da América, no Canadá e no México.

 

"Claro que sim! Portugal tem uma seleção muito boa, e somos um dos candidatos, ainda que também haja outras seleções muitos boas entre as aspirantes", começou por afirmar o jogador formado no FC Porto, após um ano no qual conquistou Liga das Nações (por Portugal), Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Taça Intercontinental, Ligue 1, Taça de França e Supertaça de França (pelo Paris Saint-Germain).

"De qualquer maneira, temos de tentar ganhar tudo, outra vez, com o PSG. Há que tentar continuar a crescer e a melhorar todos os dias. E tentar ganhar o Mundial. Na seleção, os meus companheiros de equipa também se veem capazes de repetir uma temporada tão inesquecível como esta, é claro. Sabemos que é muito, muito difícil, mas, se seguirmos pelo mesmo caminho e não nos esquecermos daquilo que nos levou ao êxito, vamos tentar repetir", prosseguiu.

"Depois, há muitos condicionantes e detalhes para consegui-lo ou não. Este ano, tivemos muita capacidade de trabalho, e isso tem muito mérito, mas tenho claro que também tivemos sorte, nos momentos decisivos, e iremos precisar de tê-la, outra vez. Mas, para ter sorte, há que trabalhar, e, no PSG, vamos trabalhar de novo para conseguir alcançá-lo", completou.

"Iniesta foi sempre a minha grande referência. E, depois, Modric, claro"

Nesta mesma entrevista, Vitinha 'abriu o livro' relativamente à maneira como encara o futebol, começando, desde logo, pelos jogadores que mais o inspiraram a tornar-se naquilo que é, hoje em dia: "Sem dúvida que aquele que mais me inspirou foi Iniesta. O Andrés foi sempre a minha grande referência. E, depois, Luka Modric, claro. Eles os dois foram sempre as minhas grandes referências".

"Gosto muito de ter a bola nos pés e de sentir que o jogo passa por mim. É o que tento fazer sempre. Gerir o jogo, saber quando acelerar, quando pausar, quando atacar, quando convém ter a bola e aguentar... É isso que mais gosto de fazer. É claro que marcar golos é sempre algo de especial, mas prefiro isso", confessou.

"Podemos dizer que não conseguimos conquistar o Mundial de Clubes, mas..."

A terminar, Vitinha refletiu sobre a temporada do PSG: "Foi perfeita, ou quase perfeita. Podemos dizer que não conseguimos conquistar o Mundial de Clubes, mas a verdade é que estivemos lá, no momento decisivo, uma vez mais, depois de fazer um grande torneio, e que não ganhámos por pouco".

"Também porque o Chelsea esteve melhor, há que dizê-lo. Mas 2025 foi um ano perfeito, ou quase, e estou muito feliz por ter realizado esta temporada tão boa com toda a equipa. Agora, há que continuar assim ou ir atrás de mais, e, se pudermos, fazer melhor do que estes seis títulos", concluiu.

Leia Também: CR7, Vitinha e Jorge Mendes entre os premiados dos Globe Soccer Awards

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2911265/vitinha-sem-rodeios-portugal-vai-tentar-ganhar-o-mundial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes