Visita de Corina Machado a Trump vai "dar pistas" sobre planos dos EUA

  • 14/01/2026

"Acho que [a visita, na quinta-feira] vai dar muitas pistas sobre o que acontecerá a seguir relativamente a eleições livres e justas no futuro da Venezuela", afirmou Vanessa Rubio-Márquez, durante um debate organizado pelo centro de estudos britânico Chatham House, em Londres. 

 

A antiga secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e senadora mexicana, atualmente professora numa universidade em Londres, considerou que o futuro do país sul-americano depende da realização de eleições livres e do restabelecimento da democracia, mas reconheceu que "levará algum tempo".

"São necessários vários passos, várias etapas. É muito complexo", avisou a académica durante o debate intitulado "Venezuela, petróleo e ordem: O que acontecerá agora com a segurança regional após os EUA terem detido Maduro?".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai receber na quinta-feira a líder da oposição venezuelana e vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2025 María Corina Machado, que saudou a intervenção dos EUA na Venezuela já duas semanas atrás.

No mesmo evento em Londres, o general britânico aposentado Richard Barrons reconheceu que a operação militar norte-americana para capturar o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi "um grande sucesso", apesar da dificuldade, pois não foram registadas baixas do lado dos EUA. 

No entanto, retirar o chefe de Estado não é uma garantia de que vai conseguir governar a Venezuela e lembrou intervenções militares internacionais nos Balcãs, Kosovo, Iraque ou Afeganistão, advertiu. 

"Uma coisa é destituir o líder de um Estado onde toda a população está grata e lhe é fiel, e outra coisa é destituir o chefe de Estado, e o que se tem é uma população que está ambivalente em relação à sua chegada", salientou o antigo militar. 

Barrons disse suspeitar que os EUA "não sabem como funciona [o país], porque não analisaram muito de perto o que precisam fazer para manter a Venezuela cooperativa e flexível depois de removerem o chefe de Estado". 

A 03 de janeiro, os Estados Unidos realizaram uma operação militar para capturar e julgar o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e a mulher, a congressista Cilia Flores, anunciando que iam governar o país até se concluir uma transição de poder.

Maduro e Flores foram presentes a 05 de janeiro num tribunal federal em Nova Iorque, tendo-se declarado inocentes de todas as acusações, e vão continuar detidos até à próxima audiência, agendada para 17 de março.

Nicolás Maduro é acusado nos Estados Unidos de quatro crimes federais: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos e conspiração para possuir tais armas em apoio de atividades criminosas, além de colaboração com organizações classificadas como terroristas por Washington.

Em Caracas, por decisão do Supremo Tribunal, a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, tomou posse como Presidente interina do país, com o apoio das Forças Armadas.

Leia Também: Venezuela garante que exército mantem honra "intacta" após ataque dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919511/visita-de-corina-machado-a-trump-vai-dar-pistas-sobre-planos-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes