Vinícius Jr. reage à polémica com Prestianni: "Racistas são cobardes"
- 17/02/2026
O Benfica perdeu, na noite desta terça-feira, no Estádio da Luz, por 1-0, com os espanhóis do Real Madrid, na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Um resultado que deixa tudo em aberto para a segunda mão em Espanha.
No mesmo local em que, no passado di 28 de janeiro os encarnados bateram os merengues por 4-2 e garantiram o acesso ao playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o brasileiro Vinícius Júnior apontou, aos 50 minutos, o único golo do jogo.
Após a partida, Vinícius Júnior lançou, através das redes sociais, o encontro da segunda mão, no estádio Santigo Bernabéu, no próximo dia 25 de fevereiro. "Vemo-nos no Bernabéu", escreveu o brasileiro numa publicação na rede social Instagram, à qual anexou algumas fotografias do encontro no Estádio da Luz.
A mensagem do jogador brasileiro© Instagram Vinícius Júnior
Mais tarde, e através da secção de stories da mesma rede social, deixou uma mensagem.
"Racistas são, acima de tudo, cobardes. Precisam de colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família. Eu recebi um cartão amarelo por comemorar um golo. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário", escreveu o brasileiro.
O que aconteceu com Vinícius Júnior na Luz?
O caldo entornou no encontro desta terça-feira entre o Benfica e o Real Madrid, no Estádio da Luz. Após marcar um golaço que deixou os merengues em vantagem, Vinícius Júnior queixou-se ao árbitro François Letexier de que Gianluca Prestianni lhe chamou "macaco".
Tudo aconteceu ao minuto 50. Os festejos do brasileiro provocaram grandes assobios por parte dos adeptos do Benfica e o cartão amarelo para o jogador do Real Madrid. Mas o que se seguiu levou a que o encontro estivesse interrompido cerca de 10 minutos.
Através das imagens televisivas, pode ver-se que o jogador dos merengues se dirigiu ao juiz francês e apontou para o jogador argentino do Benfica, dizendo que este lhe chamara "mono", que em espanhol significa "macaco". Algo que, a confirmar-se, trata-se de um insulto racista contra Vinícius Júnior.
Depois do caso do alegado racismo perpetrado por Prestianni, o avançado do Real Madrid saiu do relvado e o árbitro interrompeu a partida. Durante este período, José Mourinho chegou mesmo a falar de forma veemente com o brasileiro. O camisola 7 dos merengues ainda se foi sentar no banco de suplentes, antes de regressar ao relvado. O jogo recomeçou cerca de dez minutos depois do golo. A partir desse momento, Vinicius foi assobiado a cada toque na bola no Estádio da Luz.














