Vila Meã surpreende conjunto da II Liga. Farense segue para os 'oitavos'
- 23/11/2025
O Estádio Municipal de Vila Meã foi, este domingo, palco de mais uma história bonita na Taça de Portugal, que vai na quarta eliminatória. A equipa local derrotou, por 2-1, o Leixões, da Liga 2, numa partida que foi decidida apenas no prolongamento.
Os 'bebés do Mar' colocaram-se em vantagem ao minuto 14, através de uma finalização de Bica. Tudo fazia crer uma tarde tranquila para a formação visitantes, mas o guardião Igor Stefanovic viu o vermelho direto, aos 21', deixando a sua equipa em inferioridade numérica. O jogador pagou caro a desatenção com um companheiro de equipa fora da área.
Antes do intervalo, o Vila Meã restabeleceu a igualdade, aos 44', através de Joy, solto de marcação ao segundo poste.
O resultado 1-1 permaneceu inalterado na etapa complementar e, por isso, o jogo seguiu para prolongamento, o que era já um prémio para o terceiro classificado da Série B do Campeonato de Portugal.
Na segunda parte do tempo extra, já com o Vila Meã reduzido também a dez jogadores, Meneses, aos 118', inscreveu o nome da história do clube, da AF Porto, fundado em 1944. Na sequência de um canto, o capitão de equipa ganhou um ressalto na área do Leixões e desviou a bola para o fundo das redes
O Vila Meã, que igualou a melhor prestação de sempre na Taça, reeditando a temporada 2005/06, está nos oitavos de final da prova rainha, junto dos maiores emblemas do futebol nacionais, casos de Benfica, Sporting, atual campeão em título, e FC Porto.
"Como tenho vindo a dizer, venha quem vier, com total respeito por todos, será merecedor de cá estar. Teríamos um gosto maior de receber um 'grande', gostaríamos, porque o importante seria demonstrar o crescimento da equipa e representar o que de bom também se faz nestes campeonatos não profissionais, semiprofissionais", projetou o técnico Pedro Campos.
Farense goleia equipa do distrital
No Algarve, o Farense, da II Liga, recebeu e venceu o Silves, dos campeonatos distritais do Sul do País. Ao intervalo, surpresa no resultado, com um empate a um golo.
Mateus Vieira igualou de forma momentânea (43) para os visitantes, únicos representantes dos escalões distritais nesta ronda, que terminaram reduzidos a 10 unidades após a expulsão de Rofino Có (90).
Na etapa complementar, o Farense, oitavo classificado da II Liga, imprimiu maior velocidade no seu jogo, colocando o adversário em sérias dificuldades. O jogo terminou com goleada do conjunto orientado por Silas. Rui Costa (16' e 48'), Darío Poveda (52' e 64') e Romero (90') foram os autores dos golos.
O que falta jogar na quarta eliminatória?
Nos Açores, por sua vez, Santa Clara e Comércio e Indústria disputam uma vaga a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental).
A meio da tarde, quando o relógio marcar 17h00, a festa da Taça de Portugal prossegue na Beira Alta, com o Tondela a receber o Caldas, ao passo que o Sporting de Braga vai receber o Nacional meia hora depois.
Refira-se que o sorteio dos oitavos de final está agendado para as 14h30 de terça-feira.
Leia Também: EM DIRETO: Vila Meã e Fafe surpreendem. Santa Clara já vence
[Notícia em atualização]













