Vídeo polémico? Ministro diz que o que afirmou "está na Constituição"

  • 11/02/2026

José Manuel Fernandes foi ouvido hoje numa audição conjunta das comissões parlamentares de Agricultura e Pescas e Ambiente e Energia, a propósito de um vídeo que em janeiro dirigiu a dirigentes do ICNF e de declarações que fez posteriormente.

 

Na altura o ministro enviou um vídeo a uma reunião de dirigentes do ICNF no qual disse que se a legislação não permite que se faça algo deve-se perguntar se devia permitir e se sim deve-se mudar essa legislação.

Na sequência da polémica sobre a matéria, que começou com uma notícia sobre o vídeo num jornal, o ministro acusou elementos do instituto, "meia dúzia ou menos" como hoje disse várias vezes, de serem "mentirosos", "cobardes" e "radicais".

A esse propósito os grupos parlamentares do PS, Livre e a deputada única do PAN Inês Sousa Real quiseram ouvir o ministro, considerando que se devia retratar, com a deputada a dizer que foi "um ataque à honra, à dignidade e à idoneidade dos dirigentes públicos".

O ministro respondeu aconselhando a deputada a ler a Constituição anotada de Gomes Canotilho e Vital Moreira, explicando: "tudo o que digo no vídeo está na Constituição". E citou vários artigos para explicar que tudo o que pede no vídeo está de acordo com a constituição e com o código de procedimento administrativo.

As acusações de cobardia e mentira, disse, aconteceram porque foram feitas deturpações.

Aos deputados lembrou também que não tem a tutela da conservação da natureza nem da biodiversidade, mas deu na audição vários exemplos de como tem defendido a proteção da natureza e a biodiversidade, dizendo também que "a proteção do ambiente não é um valor absoluto".

Jorge Pinto, pelo Livre, disse que o vídeo é injurioso e as declarações posteriores juntaram insulto à injuria. E perguntou quem eram os "empatas" (um termo também usado pelo ministro) do ICNF, já que só 13% dos pareceres de Avaliação de Impacto Ambiental são negativos.

"Não me posso explicar perante dirigentes anónimos", respondeu depois José Manuel Fernandes, acrescentando que se algum ministro pedir a algum dirigente que faça algo contrário à lei esse dirigente deve denunciar, reafirmando que o que disse no vídeo é da Constituição e da legislação.

José Manuel Fernandes falou da necessidade de mudar alguma legislação sobre o abate de sobreiros em meio urbano, alguma até pedida pelo ICNF, considerando que "para retirar meia dúzia de sobreiros" para fazer casas se espera "seis meses", o que qualificou como "uma enormidade".

Luís Graça, pelo PS, insistiu que o ministro apoucou um serviço (ICNF), e José Manuel Fernandes respondeu com decisões que governos socialistas deviam ter tomado, apontou outra mudança necessária que é impedir painéis fotovoltaicos em terrenos agrícolas, disse que quando fala de dirigentes do ICNF não fala da instituição e negou que alguma vez tenha posto em causa a independência do instituto.

Com muitas discussões, apartes e acusações políticas, o ministro foi dizendo que o vídeo em questão foi aplaudido pela grande maioria dos dirigentes do ICNF, e que tem dificuldade em ver outras leituras que não exatamente o que disse.

"Como é que é possível a alguém conseguir deturpar daquela forma, dizendo que eu pedi para relativizar a lei e para mudar a lei se os projetos não coubessem lá, esquecendo-se que nas minhas competências nem estão esses projetos", disse.

E respondeu depois acreditar que "há gente que quer inverter o Estado de Direito e pensar que é a administração que manda no Governo" e que o grande objetivo da falsidade (a interpretação do vídeo) era condicionar o Governo para este não fazer "o que deve ser feito".

Nas mais de duas horas de debate houve tempo ainda para muitas acusações, para falar da natureza e das alterações climáticas, para todos se solidarizarem com as vítimas do mau tempo e para debater a importância ou não da barragem de Girabolhos, que segundo o ministro se não tivesse sido chumbada há 10 anos impediria hoje as cheias no Mondego.

Leia Também: Igreja identifica estragos em 185 edifícios devido ao mau tempo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2937706/video-polemico-ministro-diz-que-o-que-afirmou-esta-na-constituicao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes