Vídeo dos Obama? "Sou o presidente menos racista em muito tempo"

  • 07/02/2026

O presidente dos Estados Unidos recusou pedir desculpa sobre o vídeo partilhado nas suas redes sociais onde o ex-presidente Barack Obama e a sua mulher aparecem com corpos de macaco. Donald Trump alegou não ter conhecimento de que essas imagens estavam no vídeo.

 

Em declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, Trump explicou que viu o início do vídeo e decidiu encaminhá-lo para uma pessoa, que não identifica, para que fosse publicado na sua rede social, a Truth Social.

"Eu vejo muitas… milhares de coisas. E eu vi o início daquilo [do vídeo]. Não havia problema", afirmou, realçando que não viu o "vídeo inteiro".

"Não, não cometi um erro", recusou admitir. E acrescentou: "Sou, já agora, o presidente menos racista que já tiveram em muito tempo".

Questionado sobre se condena a parte racista do vídeo Trump respondeu: "Claro que sim".

O vídeo em causa, a que Trump se referiu como "uma publicação muito forte em termos de fraude eleitoral", foi publicado na noite de quinta-feira e fala sobre a alegada manipulação das eleições de 2020, quando Joe Biden venceu Donald Trump, que concorria ao segundo mandato.

O tema, contudo, é interrompido aos 59 segundos com uma curta animação de Barack e Michelle Obama, o primeiro casal negro a tomar posse da Casa Branca, em corpos de macacos, enquanto andam animadamente pela selva. Um segundo depois, o vídeo retoma o tema original.

A animação é atribuída ao utilizador "xerias_x" no X, que terá criado o vídeo com recurso a Inteligência Artificial (IA).

"Trump: Rei da Selva", publicado a 24 de outubro do ano passado, não se fica apenas por retratar os Obama em corpos de animais. Vai ainda mais longe, com figuras como Hillary Clinton, Alexandra Ocasio-Cortez, Joe Biden e Kamalla Harris, a aparecerem também no corpo de diversos seres do reino animal. No fim, aparece um leão, com a cara de Trump e todos os outros se curvam perante ele.

Em reação ao sucedido, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt falou numa "falsa indignação" de quem mostrou o seu descontentamento com as imagens.

"Este é um excerto de um vídeo publicado na Internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva, e os democratas como personagens de ‘O Rei Leão’. Parem com esta falsa indignação e reportem algo que, hoje, tenha algum significado para o público americano", afirmou Leavitt, num comunicado enviado à agência francesa AFP.

O líder da minoria democrata no Congresso norte-americano, Hakeem Jeffries, já condenou a publicação e apelou aos republicanos para que "denunciem a repugnante intolerância de Donald Trump".

Os Obama, sublinhou o líder democrata, ele próprio afro-americano, são "americanos brilhantes, compassivos e patriotas e representam o melhor deste país".

Já o presidente Trump, acrescentou, é "desprezível, desequilibrado e pernicioso" e "um indivíduo doente".

Por seu lado, o republicano Tim Scott, o único senador negro do seu partido no Congresso dos Estados Unidos, pediu a Donald Trump que remova o vídeo.

"Rezo para que esteja errado, porque é a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca. O Presidente deveria retirá-lo", disse o senador conservador na rede social X.

Barack Obama, recorde-se, foi o primeiro e único presidente negro da história dos Estados Unidos, tendo liderado o país durante dois mandatos, entre 2009 e 2017.

Vídeo partilhado por Trump retrata Barack e Michelle Obama como macacos

Vídeo partilhado por Trump retrata Barack e Michelle Obama como macacos

Donald Trump partilhou um vídeo nas suas redes sociais que retrata Barack e Michelle como macacos. O vídeo, descrito como "racista" e "repugnante" pelos democratas, conta já com milhares de gostos e partilhas.

Márcia Guímaro Rodrigues | 11:26 - 06/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2935047/video-dos-obama-sou-o-presidente-menos-racista-em-muito-tempo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes