Verstappen não abdicava de luta para ajudar colega: "Não teria aparecido"
- 28/11/2025
Atualmente a 24 pontos do líder e colega da McLaren, Lando Norris, Oscar Piastri não quer abdicar de lutar pelo título de Fórmula 1 para ajudar o britânico. Este está melhor posicionado numa disputa que também envolve um piloto de outra equipa - Max Verstappen (Red Bull).
Citado pelo site Motorsport.com, o holandês elogiou a postura do australiano. E deixou bem claro que não iria tolerar se lhe propusessem abdicar de lutar pelo título em favor de um colega: "Se me tivessem dito a mim, eu não teria aparecido. Dir-lhes-ia para se f.... Então, se és um vencedor verdadeiro numa corrida, como piloto, então vais à luta - mesmo se estiveres atrás".
E Verstappen sublinhou: "Qual é o sentido de fazer o contrário? Caso contrário, podes facilmente rotular-te como segundo piloto, algo que penso que ele não quer".
O quatro vezes campeão do mundo considera que a disputa entre os pilotos da McLaren "é perfeita", comentando: "Penso que não podes fazer um trabalho melhor do que também deixá-los competir. Por que é que, de repente, deveriam agora dizer que o Oscar já não teria permissão para lutar?".
Título não será fácil para Verstappen
A duas rondas do fim, há 58 pontos por atribuir. A desvantagem de Verstappen face à liderança é de 24 pontos, pelo que a margem de erro é pouca: perder mais do que um ponto para Lando Norris no GP do Qatar deste fim de semana afasta-o da disputa.
O piloto da Red Bull afirmou: "Ainda é preciso que muitas coisas corram bem, mas acho que deveria ser assim, eles devem ser livres de competir. E oxalá possamos ter uma grande luta até ao fim".
Piastri considera ter "hipótese razoável"
O australiano, que liderou o campeonato durante vários meses, confirmou que o cenário de ajudar o colega foi discutido, mas posto fora de equação: "Tivemos uma breve discussão sobre isto e a resposta é não. Ainda estou com os mesmos pontos do Max e tenho uma hipótese razoável de ganhar se as coisas me forem favoráveis, então veremos o que vamos fazer".
Consciente de que está dependente dos resultados de Norris, Piastri frisou que vai dar o máximo no Qatar e, depois, em Abu Dhabi: "Só vou tentar ter os melhores fins de semana que puder, que é o que tento fazer todos os fins de semana, e ver o que acontece a todos os outros".














