Veronika, a vaca que usa uma vassoura para se coçar. Não acredita? Veja
- 19/01/2026
Tem 13 anos e uma aptidão inédita para usar ferramentas… Não, não estamos a falar de um chimpanzé - ou sequer de um animal nessa família. Trata-se de Veronika, uma vaca austríaca que usa uma vassoura para se coçar.
O estudo pode parecer um tanto cómico (e insólito), mas trata-se do primeiro relato deste género em mamíferos não-primatas. Veronika, pelo que se sabe até ao momento, será a única do género, demonstrando capacidades que, até então, seriam impensáveis nestes animais.
Num estudo publicado na revista científica Current Biology, da autoria de Antonio J. Osuna-Mascaró e Alice M.I. Auersperg, mostram a vaca a agarrar no cabo da vassoura com a língua, trazendo-a até à sua boca, onde, com a ajuda dos dentes, segura no objeto. Depois, vira o pescoço e usa as cerdas ou a madeira para se coçar.
Pode ver Veronika a usar o utensílio na nossa galeria.
"Nós estávamos à espera de ficar horas no prado só à espera que ela usa-se uma ferramenta. Mas a Veronika surpreendeu-nos: ela começou a usar o cabo assim que foi posto à frente dela", contou Osuna-Mascaró citado pelo The Telegraph.
"Ela agarrou nele com a língua semelhante a uma mão, segurou-o com precisão, alinhou-o com o seu com corpo e esfregou-o em zonas das costas a que claramente não conseguiria chegar de outra forma", continuou o investigador do Instituto de Investigação de Messerli.
O estudo determinou também que Veronika usa diferentes partes da vassoura dependendo do sítio que quer coçar: as cerdas para o torso e o cabo para a barriga. Na maior parte das vezes, contudo, a vaca escolheu usar as cerdas.
"A escolha de Veronika quanto à extremidade da ferramenta usada, não pode ser explicada pela forma da vassoura ou pela distribuição do peso; ela adaptou dinamicamente a sua técnica a cada região", pode ler-se no estudo. "As mudanças observadas sugerem antecipação da ação, características associadas ao uso inovador de ferramentas [...] Comportamento comparável só foi documentado de forma consistente em chimpanzés".
Comportamento começou quando Veronika tinha três anos
Segundo Witgar Wiegele, o dono de Veronika, a vaca já tem este comportamento há cerca de 10 anos (ou seja, desde os seus três anos de idade). Foi por volta dessa altura, que Wiegele começou a notar que o animal, por vezes, agarrava em paus ou outros objetos longos com a boca e os usava para se coçar.
O caso chegou aos investigadores só recentemente, quando um amigo do agricultor enviou um vídeo de Veronika a Osuna-Mascaró e Auersperg.
"Quando eu vi as imagens pensei imediatamente: isto não é só comportamento curioso, isto é um exemplo cientificamente valioso do uso de ferramentas por uma espécie que, tradicionalmente, é posta de parte no que toca às suas capacidades cognitivas", afirmou Auersperg.
O uso de utensílios desta forma é, quase sempre, encontrado no mundo dos primatas, e é associado a uma cognição complexa.
"Daquilo que sabemos, este é o primeiro caso documentado de gado a usar ferramentas", acrescentou a investigadora.
Leia Também: Veado e rinoceronte em duelo num zoológico na Polónia... e há vídeo













