Vermelho começou o que Varela confirmou. Gil Vicente 'trucida' Famalicão
- 01/02/2026
O Gil Vicente está de regresso às vitórias no escalão máximo do futebol nacional, depois de ter vencido, no decorrer da tarde deste domingo, na receção ao Famalicão, por 5-0, num jogo que foi válido para a vigésima jornada da I Liga.
No Estádio Cidade de Barcelos, no distrito de Braga, a formação que é orientada por César Peixoto entrou em campo com vontade de deixa para trás das costas a má exibição, e consequente derrota, na última ronda na visita ao FC Porto, no Estádio do Dragão. E prova disso foi o golo anulado quando estavam decorridos apenas dois minutos de jogo. Murilo empurrou o esférico para o fundo das redes, mas foi assinalado fora de jogo.
O Famalicão pouco ou nada fazia em Barcelos e foi o Gil Vicente a voltar a marcar, mas em novo golo anulado. Carlos Eduardo atirou a contar aos 35 minutos, mas o árbitro Anzhony Rodrigues considerou existir fora de jogo.
Não foi à primeira nem à segunda, mas acabou por surgir à terceira. Aos 41 minutos, Santi Garcia caiu na área e queixou-se de um toque na cara. Depois de ser chamado pelo VAR Paulo Barradas para rever o lance, Anzhony Rodrigues mostrou um cartão vermelho direto a Mathias de Amorim, considerando que o jogador famalicense agrediu o rival, e apontou para a marca dos 11 metros. Com classe, Murilo converteu a grande penalidade e deixou a equipa da casa a vencer na ida para os balneários (44 minutos).
Com mais um jogador em campo, o Gil Vicente foi gerindo as incidências da jogo no decorrer da segunda parte, apesar do Famalicão até ter entrado melhor para a etapa final, e foi sem surpresas que chegou ao segundo golo em Barcelos em cima do minuto 53. Luís Esteves cruzou da esquerda e o central angolano Buatu apareceu a cabecear para golo.
Depois do segundo tento da formação da casa, o encontro entrou numa fase um pouco mais equilibrada, antes de ganhar maior animação já dentro dos dez minutos finais. O Gil Vicente marcou mais três golos, com um dos avançados a bisar nesta reta final.
Gustavo Varela, que foi opção de César Peixoto para os minutos finais no Minho, esteve em plano de evidência. O avançado emprestado pelo Benfica recebeu um belo passe de Espigares, aguentou a pressão de três adversários e atirou em força para o fundo das redes aos 80 minutos. Quatro minutos mais tarde, o dianteiro respondeu de forma certeira a um cruzamento de Joelson Fernandes e bisou no encontro.
Nos descontos, e após alguma confusão na área dos famalicenses, Santi García foi o mais esclarecido e atirou a contar para a mão cheia de golos em Barcelos.
Contas feitas, o Gil Vicente sobe de forma provisória ao quarto lugar da classificação com 34 pontos, ficando à espera do que o Sporting de Braga fará na segunda-feira. O Famalicão é o oitavo classificado com 29 pontos.














