"Vergonha de Espanha". Israel critica Sánchez após cancelamento da Vuelta

  • 14/09/2025

Gidéon Saar afirmou que Sánchez e o Governo "incentivaram os manifestantes a sair às ruas" para travar a corrida, considerando que o episódio representa um sinal de cumplicidade com os protestos.

 

"Sánchez e o seu governo: a vergonha de Espanha", escreveu Saar na rede social X.

Depois da invasão das vias por onde devia passar o final da Vuelta, no centro de Madrid, seguiram-se cargas policiais e as autoridades usaram gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes.

Às 20h00 (19h00 em Lisboa), dezenas de pessoas continuavam a ocupar alguns pontos das ruas e avenidas da cidade, sem registo de feridos ou danos significativos devido às manifestações e à resposta policial.

As manifestações pró-Palestina e contra a participação da equipa israelita Israel-Premier Tech marcaram toda a edição deste ano da Vuelta, desde a primeira etapa. Para a final, as autoridades espanholas tinham mobilizado mais de 1.500 polícias, num dispositivo de segurança considerado o maior de sempre para um evento desportivo em Madrid e o maior desde a cimeira da NATO de 2022. Ainda assim, os manifestantes conseguiram invadir o circuito da etapa e parar o pelotão a 56 quilómetros da meta.

O cancelamento da última etapa desencadeou também uma forte polémica política em Espanha.

O líder da oposição e do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo, acusou o Governo de ter instigado os protestos e de provocar "um ridículo internacional transmitido em todo o mundo".

Por seu lado, membros do executivo, incluindo Sánchez e a vice-primeira-ministra Yolanda Díaz, defenderam publicamente as manifestações em apoio à Palestina.

Esta manhã, antes do início da etapa da Vuelta que não chegou a terminar, Sánchez manifestou "admiração pelo povo espanhol que se mobiliza por causas justas como a da Palestina", referindo-se de forma concreta aos protestos que marcaram a prova desde o primeiro dia, inicialmente focados contra a participação da equipa israelita Israel-Premier Tech.

Depois do cancelamento da última etapa da Vuelta deste ano, Yolanda Díaz considerou que os protestos de hoje e durante toda a prova são "um exemplo de dignidade" perante "o genocídio em Gaza".

Leia Também: Vuelta acaba sem festa do pódio e com invasão de multidão pró-Palestina

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2853518/vergonha-de-espanha-israel-critica-sanchez-apos-cancelamento-da-vuelta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes