Ventura usa farda militar e deixa almirante "mal disposto": "Desrespeito"

  • 16/01/2026

A campanha presidencial teve, esta quinta-feira, mais um momento de fricção, desta vez entre o candidato que vestiu a farda militar para uma ação com apoiantes... e outro que a vestiu durante toda a sua carreira. Falamos de André Ventura e Henrique Gouveia e Melo, respetivamente, que se envolveram numa troca acesa de acusações ao final do penúltimo dia de campanha.

 

Tudo aconteceu depois de o candidato presidencial apoiado pelo Chega, André Ventura, ter surgido vestido de camuflado num almoço com cerca de 300 apoiantes.

O casaco com padrão camuflado militar tinha-lhe sido oferecido por um grupo de antigos combatentes presentes no comício, onde Ventura assegurou que o país "terá ordem" a partir de domingo e respondeu a quem considera que votar em si é "inútil".

"Inútil é votar em candidatos que dizem exatamente o mesmo há 50 anos. Inútil é votar em candidatos que não conseguem senão dizer generalidades ou votar em candidatos que vão andar com Luís Montenegro ao colo", defendeu André Ventura, num discurso durante um comício de campanha para as eleições presidenciais, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

Apesar de ter voltado a afirmar que queria fazer uma campanha sem "picardias", não deixou de responder a críticas como a do almirante na reserva Henrique Gouveia e Melo, que de manhã, em Gondomar, afirmou que é "completamente inútil" votar em André Ventura e considerou que o líder do Chega também é parte do "sistema" em Portugal, mas tenta baralhar os eleitores.

Falando de si já como futuro Comandante Supremo das Forças Armadas (cargo inerente às funções de Presidente da República), André Ventura considerou que os seus adversários "têm uma forma sempre floral de falar e de dizer que vão fazer as coisas" e contrapôs que consigo não será assim.

A troca de galhardetes

Ainda ao final da tarde, depois de se ter deparado com as imagens de Ventura com a farda militar, Henrique Gouveia e Melo acusou-o de ter "ultrapassado os limites" e apontou que o líder do Chega nem sequer fez serviço militar obrigatório.

"Deixa-me mesmo muito mal disposto, porque o doutor André Ventura nunca foi sequer ao serviço militar obrigatório", declarou o almirante.

O ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas deixou um aviso ao presidente do Chega: "Deve ter cuidado com os símbolos que usa; os uniformes são para quem usou uniforme e serviu a pátria em uniforme". Para Gouveia e Melo, o ato de André Ventura, constituiu "um desrespeito".

"Como militar, não gostei. Digo claramente que há coisas que têm limites. Isso para mim é um limite", acentuou.

Ainda no final daquele almoço em Ponte de Lima, André Ventura foi confrontado com as declarações de Gouveia e Melo, mas não quis responder, garantindo que, no dia 18, os "portugueses escolherão se querem ou não um candidato que vai honrar os antigos combatentes".

Contudo, ao longo do dia de campanha, Gouveia e Melo foi mais longe nas críticas, acusando o seu adversário André Ventura de indignidade ao desrespeitar as Forças Armadas usando um camuflado militar.

No final do seu discurso da sua candidatura presidencial, no Porto, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada falou diretamente para o adversário: "O senhor não merece andar fardado".

"Pode andar à civil, merece todo esse respeito. Agora, não ande fardado", declarou, usando um tom de voz grave e arrancando da plateia uma prolongada salva de palmas.

E insistiu nas críticas à cena que ocorrera horas antes: "Assisti a uma coisa que me deixou profundamente chocado. Um candidato que nunca foi militar, não fez o serviço militar obrigatório, não se ofereceu para as Forças Armadas como voluntário, a usar uma peça de uniforme. É indigno."

O almirante afirmou depois que, nesta campanha presidencial, "não vale tudo".

"Já teve uma falta de respeito em relação aos bombeiros, quando vi esse candidato - e quando já havia incêndios há 12 dias em Portugal e com famílias completamente desesperadas - a fazer um filme com um raminho a apagar um foguinho. Isso é indigno", declarou Henrique Gouveia e Melo.

À noite, André Ventura viria, finalmente, a defender-se das críticas.

"Eu sou o único candidato que lhes vai devolver a dignidade [aos antigos combatentes], que vai fazer um ajuste de contas com uma história que os esqueceu e o único candidato patriota", afirmou André Ventura, à chegada a um jantar-comício em Tentúgal, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, em declarações aos jornalistas.

Quanto a Gouveia e Melo, o presidente do Chega atirou: "Não gostou de ver? Foram antigos combatentes que me ofereceram, por alguma razão não lhe ofereceram a ele e ofereceram a mim. Se calhar, porque sabem que precisam de alguém que os lidere."

"Porque é que alguém que até teve funções militares não recebe o camuflado e porque é que alguém que não teve recebe de antigos combatentes? Porque sabem que vou ser eu a vencer no domingo e querem um presidente que os respeite e que lhes devolva a dignidade", disse André Ventura, que confirmou que nunca cumpriu serviço militar, já que estava "a estudar, na altura, como milhões de pessoas".

Esta não é a primeira vez que Ventura surge com um camuflado militar em campanha: nas legislativas de 2022, num almoço de antigos combatentes no Porto, recebeu um camuflado semelhante e discursou com ele vestido.

Leia Também: Campanha de André Ventura distribuiu t-shirts "made in Bangladesh"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2920342/ventura-usa-farda-militar-e-deixa-almirante-mal-disposto-desrespeito#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes