Ventura nega "presidentes de preferência". "Voltaria a criticar Trump"

  • 11/01/2026

"Já critiquei [Donald Trump] várias vezes, voltaria a criticar. Eu, ao contrário da esquerda, não tenho ditadores, nem tenho presidentes de preferência", defendeu o também presidente do Chega, antes de uma ação de campanha no centro da cidade de Aveiro.

 

Interrogado sobre se está desiludido com Donald Trump - figura política que Ventura já elogiou várias vezes - o candidato respondeu que "a política não permite desilusões".

"Eu fico desiludido é quando o país não tem saúde para dar às pessoas. É isso que me desilude. De resto, acho que seja Donald Trump, seja o presidente da China, seja o presidente da Venezuela, seja o presidente da Coreia do Norte, do Sul, eu não quero mais ditaduras no mundo. Quero liberdade", respondeu.

Depois de o candidato presidencial João Cotrim Figueiredo ter alertado hoje que as ameaças dos EUA à Gronelândia (território autónomo da Dinamarca, membro da NATO) podem ser a "sentença de morte" da Aliança Atlântica, Ventura respondeu que o desinvestimento da União Europeia em Defesa também foi "uma sentença de morte".

O candidato a Belém considerou que a União Europeia teve as prioridades invertidas e que isso foi feito entre "liberais, sociais-democratas e socialistas", rejeitando "lições de moral".

"Votaram juntos, permanentemente, contra aquilo que os patriotas queriam, que era uma Europa mais forte, nações mais fortes, capazes de lutar não só contra a imigração ilegal, mas também com ameaças de defesa externa", criticou, numa referência aos "Patriotas pela Europa", família política europeia de extrema-direita na qual o Chega se insere.

Depois de durante a manhã, em Viseu, ter alegado que o Hospital de Santo António, no Porto, recorria a espreguiçadeiras por falta de macas, e ter sido contrariado pela unidade, que disse que aquelas estruturas fazem parte de um plano de catástrofe e, em 15 anos, nunca foram usadas, Ventura voltou ao tema.

O candidato considerou que a justificação "é incompreensível" e, confrontado com o facto de estar em causa uma eventual situação de catástrofe, na qual os recursos seriam limitados, Ventura defendeu que nesse caso deveria haver "mais macas e não espreguiçadeiras".

Já sobre o caso de uma mulher estendida no chão, alegadamente por falta de maca, nos Hospitais da Universidade de Coimbra -- caso desmentido pela Unidade Local de Saúde (ULS) -- Ventura voltou a afirmar que não acredita na versão daquela unidade de saúde.

Depois das declarações aos jornalistas, André Ventura seguiu em direção à capela de São Gonçalinho, de onde são atiradas as cavacas por esta altura de janeiro, numa das arruadas com mais gente na rua e mais caótica que o habitual.

Chegado ao largo, ouviram-se alguns apupos a Ventura, que olhava com atenção para o alto da capela de onde iam sendo lançadas as cavacas secas e duras para aqueles que se aventuravam a apanhá-las.

Protegido por um guarda-chuva ao contrário, André Ventura disse que estava ali para reviver "a identidade portuguesa" e agradecer "pela vida e pela saúde".

Enquanto se ouviam os sinos e as cavacas voavam da capela, entre a comitiva ouviam-se alguns "Ai!" e "Cuidado!" e apelos a que todos abrissem os chapéus.

A presença no largo durou pouco mais de cinco minutos, com alguns membros da comitiva a indicar a Ventura para sair do espaço.

Sobre se teve medo de levar com alguma cavaca na cabeça, o também presidente do Chega disse que não e mostrou três cavacas que tinha na mão: "Até dei um guarda-chuva a outro".

"É sinal de muita confiança. Tenho muita confiança que vamos vencer", vincou, quando já abandonava a arruada relativamente curta, mas intensa.

[Notícia atualizada às 19h40]

Leia Também: Tensão na Gronelândia? Alemanha deverá propor missão da NATO no Ártico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917482/ventura-nega-presidentes-de-preferencia-voltaria-a-criticar-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes