Ventura fala de espreguiçadeiras, mas unidade diz que são para catástrofe

  • 11/01/2026

Em declarações aos jornalistas antes de uma arruada em Viseu, André Ventura aproveitou o momento para denunciar a compra de espreguiçadeiras por aquele hospital do Porto, alegando que a unidade não teria dinheiro para macas.

 

"Há hospitais que não têm dinheiro para macas e estão a comprar espreguiçadeiras", disse Ventura, com os jornalistas a receberem, minutos depois, uma fotografia por parte da comunicação da campanha que mostrava aquelas estruturas junto aos serviços de urgência do Santo António.

Ventura vincou que os outros candidatos se deveriam posicionar sobre aquele assunto e chamar "o Governo à colação".

"Isto é o país que temos. Não é no terceiro mundo, é aqui", vincou.

No entanto, fonte oficial do Hospital de Santo António explicou que aquelas espreguiçadeiras presentes na fotografia já partilhada nas redes sociais de Ventura fazem "parte de um plano de catástrofe" de resposta da unidade a grandes acidentes ou desastres naturais com elevado número de feridos.

"Em 15 anos, nunca foram utilizadas. Foram colocadas no local na véspera de Natal por engano [junto às urgências]. Assim que o Serviço de Urgência reparou na situação, foram imediatamente retiradas", salientou, acrescentando que, neste momento, "não há falta de macas".

Contactada pela Lusa, uma médica que faz serviço de urgência naquele hospital disse que nunca viu aquelas espreguiçadeiras, mas admitiu que a fotografia tem estado a circular em grupos de mensagens entre profissionais de saúde.

"Não vi ninguém recorrer àquilo até agora", vincou.

A médica, que se escusou a dar o nome, explicou que o Hospital de Santo António tem também tentado reduzir a pressão nesta altura do ano, com a libertação de camas de cirurgia, encaminhamento de casos sociais para outra unidade e um protocolo com um hospital privado para maior disponibilidade de camas.

Durante as declarações aos jornalistas, o candidato presidencial chamou ainda a atenção para o caso de uma mulher estendida no chão, alegadamente por falta de maca, nos Hospitais da Universidade de Coimbra -- caso desmentido pela Unidade Local de Saúde (ULS).

Questionado pela agência Lusa sobre o porquê de não acreditar na versão da ULS de Coimbra, Ventura vincou que a denúncia da família foi "muito consistente" e disse não acreditar que alguém "estendesse uma mãe, por sua vontade, no chão de um hospital".

Leia Também: AO MINUTO: "Campanha elevada"?; Gouveia e Melo "farto das sondagens"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2917393/ventura-fala-de-espreguicadeiras-mas-unidade-diz-que-sao-para-catastrofe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes