Ventura acusa Seguro de ter "medo do escrutínio" por só aceitar um debate

  • 22/01/2026

À chegada a um jantar-comício com emigrantes portugueses na Suíça, na localidade de Volketswil, no cantão de Zurique, Ventura, comentando o anúncio de que terá um frente-a-frente com Seguro na RTP, SIC e TVI na terça-feira, naquele que deverá ser o único debate televisivo entre os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais, lamentou que o seu adversário tenha "recusado" mais debates.

 

"Houve uma proposta das três televisões, essa proposta foi aceite por nós, envolvia dois debates, um em cada semana de campanha, o que me parece razoável, com uma divisão por temas -- segurança, saúde, imigração, relações internacionais, poderes presidenciais. E o candidato António José Seguro recusou-se a debater comigo nos moldes em que foi proposto e que já tinha sido aceite por nós. Isto é uma coisa: é medo. É medo do debate, é medo do escrutínio", declarou.

Segundo o líder do Chega, "o dr. António José Seguro quer fazer uma campanha passando pela campanha sem ter de dizer o que é que pensa sobre nada, fugir a todos os temas e pensar que pode ser Presidente da República sem ter uma opinião sobre nada".

Admitindo que "ninguém gosta de ter de passar por 20 debates antes de chegar a uma eleição, mas é a vida democrática e é a vida do escrutínio e da transparência", Ventura disse acreditar que "não é sério e não é justo" não ter oportunidade de debater com Seguro mais vezes.

"E acho que mostra duas coisas: pouca segurança, talvez pouca confiança em si próprio, e medo do debate. E isso não é bom", concluiu.

De acordo com as televisões generalistas, o debate de terça-feira terá 75 minutos de duração.

Seguro e Ventura vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, em 08 de fevereiro, depois de, no domingo, terem conquistado 31,1% e 23,5% dos votos, respetivamente.

Esta semana, Ventura desafiara Seguro para três debates durante a campanha para a segunda volta e acusou-o de "querer fugir" às discussões por "medo do confronto", afirmações que o socialista, hoje, se recusou a comentar, remetendo a organização dos debates para a sua equipa de comunicação.

"Ao menos assuma as coisas. Se não quer debater, assuma que não quer debater", comentou hoje à noite Ventura.

A campanha para a segunda volta das eleições presidenciais inicia-se no dia seguinte à publicação do mapa oficial dos resultados ou, se até lá não for publicado, a 31 de janeiro.

Leia Também: "Informação dramática". Ventura reage a apoio de Marques Mendes a Seguro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2924601/ventura-acusa-seguro-de-ter-medo-do-escrutinio-por-so-aceitar-um-debate#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes