Ventura acusa Marcelo de levar Portugal à "fraqueza e humilhação"

  • 27/12/2025

O presidente do Chega, André Ventura, acusou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, de ter conduzido Portugal na cena internacional a um lugar "de fraqueza, de isolamento, de humilhação", este sábado. O também candidato a chefe de Estado apelou ainda a que Marcelo remarque a data avançada para o último Conselho de Estado, a 9 de janeiro, e que permita que seja feito "um balanço" do seu mandato.

 

"Se este Conselho de Estado vier a existir, permita fazer um balanço do seu mandato, um mandato que faz sentido ser avaliado no último dia de reunião de todos os conselheiros em relação à sua presença, ao seu mandato, ao lugar onde conduziu Portugal na cena internacional, de fraqueza, de isolamento, de humilhação", apontou André Ventura, em declarações à imprensa.

O líder do Chega reforçou desejar que Marcelo "tenha em conta que há uma eleição dias depois" do encontro, marcado para o 9 de janeiro, pelo que, "não havendo nenhum facto que motive este Conselho de Estado, […] não permita que se crie mais uma situação de favorecimento ou discriminação e que remarque esse Conselho de Estado para depois das eleições", que decorrerão a 18 de janeiro. É que, recorde-se, tanto André Ventura, como Luís Marques Mendes, que estão na corrida a Belém, integram aquele órgão.

Ventura assinalou, por isso, que endereçará uma missiva ao Presidente "nas próximas horas".

Mas as críticas não se ficaram por aqui. O líder do Chega socorreu-se do caso de Ihor Homeniuk, cidadão ucraniano que morreu asfixiado, depois de ter sido espancado e deixado sozinho e algemado numa sala do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no Aeroporto de Lisboa, cuja família recebeu 712 mil euros de indemnização, para atirar que "chegámos ao ponto em que a vida de um estrangeiro vale mais do que a vida de um nacional".

"A vida honrada de um imigrante em Portugal, que deve ser prezada e valorada, acaba por ser mais valorizada pelo Estado português do que a de um seu nacional, num serviço público de segurança, que morreu em combate e em serviço. Que sentido faz isto? Nenhum. Foi aqui que nos trouxe Marcelo Rebelo de Sousa", disse, referindo-se à indemnização de 217 mil euros concedida à família de Pedro Manata e Silva, cabo da Guarda Nacional Republicana (GNR) que morreu em serviço durante uma operação de combate ao tráfico de droga, no passado mês de outubro.

"Faz sentido tornar Conselho de Estado folclore de campanha eleitoral?"

O candidato presidencial e líder do Chega criticou hoje a marcação de uma reunião do Conselho de Estado para meio da campanha, confirmando que irá mas avisando que se pode tornar um "momento de folclore".

Lusa | 18:01 - 26/12/2025

O candidato presidencial questionou ainda o porquê de Portugal manter protocolos de tratamento com outros países, quando não tem capacidade para "dar aos portugueses o cumprimento dos tempos de espera máximos previstos na lei para cirurgias e para atendimento".

"Que sentido faz continuarmos a receber, de todo o mundo, mas particularmente da zona dos PALOP e do Hindustão, pessoas que vêm fazer tratamentos que, muitas vezes, não pagam porque não podem e porque os seus Estados se recusam a pagar, mas não temos tratamentos para dar aos nossos e para permitir que os nossos façam esses tratamentos dentro do tempo máximo que a lei exige? Foi aqui que nos trouxe Marcelo Rebelo de Sousa", repetiu, não antes de frisar que "era isto que era preciso discutir neste Conselho de Estado, fazer um balanço da atividade do Presidente da República".

"Assim não quis o Presidente e assim não desejaram os outros adversários", complementou.

Recorde-se que Marcelo convocou o Conselho de Estado para 9 de janeiro, "para analisar a situação internacional, em particular a situação na Ucrânia". Esta será a primeira reunião do órgão político de consulta do chefe de Estado desde as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, decorrendo em período oficial de campanha para as eleições presidenciais de 18 de janeiro.

Ao fim de mais de seis meses de legislatura, a Assembleia da República ainda não elegeu os cinco membros a indicar para o Conselho de Estado.

Presidente da República convoca Conselho de Estado para 9 de janeiro

Presidente da República convoca Conselho de Estado para 9 de janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou o Conselho de Estado para 09 de janeiro para analisar a situação internacional e, em particular, na Ucrânia, lê-se numa nota hoje divulgada.

Lusa | 11:48 - 23/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2910296/ventura-acusa-marcelo-de-levar-nacao-a-fraqueza-isolamento-humilhacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes