Venezuela solidária com Cuba e rejeita "medidas punitivas" dos EUA

  • 30/01/2026

"A Venezuela rejeita o decreto presidencial emitido pelo Governo dos Estados Unidos" com vista a "impor medidas punitivas aos países que decidirem manter relações comerciais legítimas com Cuba", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano em comunicado.

 

Na mesma nota, Caracas expressou "solidariedade com o povo de Cuba".

O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto que prevê que os Estados Unidos podem aplicar direitos aduaneiros, de montante não especificado, aos países que vendam petróleo a Havana.

O chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel, criticou a nova medida de Washington, considerando tratar-se de uma "conspiração "fascista, criminosa e genocida".

Na ordem executiva, Trump classificou Cuba como uma "ameaça invulgar e extraordinária" para a segurança e a política externa dos Estados Unidos.

No mesmo dia da assinatura, Havana considerou o decreto como um "ato brutal de agressão".

"Denunciamos perante o mundo este ato brutal de agressão contra Cuba e o seu povo, submetidos há mais de 65 anos ao bloqueio económico mais longo e mais cruel jamais aplicado a uma nação inteira, e que agora se pretende submeter a condições de vida extremas", escreveu na rede social X o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

No início deste mês, pouco depois da captura do ex-Presidente venezuelano Nicolás Maduro, numa operação militar norte-americana em Caracas, Trump já tinha ameaçado o Governo cubano, sugerindo que Havana aceitasse um acordo com os Estados Unidos, sem explicar a natureza desse pacto.

Díaz-Canel afirmou então que não existia "qualquer discussão" em curso entre Cuba e os Estados Unidos.

Após a captura de Maduro, Trump colocou sob controlo norte-americano o setor petrolífero da Venezuela, que, desde os anos 2000, tem sido o principal fornecedor de petróleo a Cuba, um dos aliados mais próximos de Caracas.

Cuba, sujeita a um embargo dos Estados Unidos desde 1962, enfrenta há três anos fortes carências de combustível, com impacto direto na produção de eletricidade.

Leia Também: TAP já tem data para retomar voos para a Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929807/venezuela-solidaria-com-cuba-e-rejeita-medidas-punitivas-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes