Venezuela: Principal aeroporto continua a funcionar após anúncio de Trump

  • 29/11/2025

O aeroporto, que serve Caracas, recebeu durante a manhã dois voos de Barbados e Bogotá e tem programadas as rotas do Panamá, Curaçao e Havana, segundo constatou a EFE no local.

 

Na tarde de hoje, dois voos atrasados para o Panamá e Bogotá, ambos operados pela Copa Airlines, estavam a ser exibidos nos painéis.

Fontes do aeroporto disseram à EFE que os atrasos não estavam relacionados com as tensões atuais com os Estados Unidos.

Além disso, um voo partiu hoje do Aeroporto de Maiquetía para Curaçao e outro para Havana.

Também o aeroporto internacional de La Chinita, em Maracaibo, capital do Estado de Zulia (no oeste da Venezuela, na fronteira com a Colômbia), as operações de voo continuaram sem incidentes, de acordo com os horários das companhias aéreas, citados também pela EFE.

Uma fonte não oficial indicou que sete companhias aéreas estão a operar no aeroporto e receberam voos charter e internacionais ao longo da semana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou hoje que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado "totalmente fechado", numa altura em que Washington está a aumentar a pressão sobre aquele país e o confronto com o líder venezuelano, Nicolás Maduro.

"Todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de droga e traficantes de seres humanos considerem o espaço aéreo sobre e ao redor da Venezuela como totalmente fechado", escreveu o Presidente norte-americano na sua rede social Truth Social.

Em reação, Caracas condenou a mensagem de Trump, classificando-a como uma "ameaça colonialista".

"A Venezuela denuncia e condena a ameaça colonialista que pretende afetar a soberania do seu espaço aéreo, constituindo assim uma nova agressão extravagante, ilegal e injustificada contra o povo venezuelano", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros venezuelano, num comunicado.

A declaração de Trump surge numa altura em que os Estados Unidos intensificam a pressão sobre a Venezuela com um grande destacamento militar nas Caraíbas, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e admitem ataques terrestres no território venezuelano na luta contra os cartéis de droga.

Em 21 de novembro, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) recomendou "extrema cautela" ao sobrevoar a Venezuela e o sul das Caraíbas devido ao que considera "uma situação potencialmente perigosa" na região.

Várias companhias aéreas, incluindo a TAP, Iberia, Air Europa, Aviança e Turkish Airlines, suspenderam então os seus voos para aquele país.

O Governo venezuelano decidiu revogar posteriormente as licenças de operação da TAP, Iberia, Avianca, Latam Colombia, Turkish Airlines e Gol, acusando-as de se "unirem aos atos de terrorismo" promovidos pelos Estados Unidos.

Leia Também: Venezuela? Consulados têm canais de urgência para apoiar portugueses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2897044/venezuela-principal-aeroporto-continua-a-funcionar-apos-anuncio-de-trump#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes