Venezuela: Kamla Persad-Bissessar "orgulhosa" por receber tropas de EUA

  • 17/11/2025

"O meu Governo acolhe com orgulho a 22.ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais" norte-americanos, escreveu Kamla Persad-Bissessar na rede social X.

 

"A presença dos Estados Unidos na região já contribuiu para uma redução significativa do tráfico de armas, drogas e seres humanos no país", acrescentou.

As manobras, com duração prevista até sexta-feira, são as segundas em menos de um mês entre os Estados Unidos e o pequeno arquipélago anglófono situado a cerca de 10 quilómetros da Venezuela.

Washington está a enviar sinais contraditórios sobre a possibilidade de ataques ao território venezuelano sugeridos pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

No domingo, Trump falou sobre "possíveis conversações" com o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ao passo que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, adotou novamente um tom ameaçador.

Desde agosto que Washington mantém uma presença militar significativa no mar das Caraíbas, incluindo meia dúzia de navios de guerra, oficialmente para combater o tráfico de drogas destinadas aos Estados Unidos.

Mas Caracas acusa Washington de usar o tráfico de droga como pretexto "para impor uma mudança de regime" na Venezuela e apoderar-se do petróleo do país, pelo que Maduro classificou estas novas manobras militares conjuntas como irresponsáveis.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos realizaram cerca de 20 ataques aéreos no mar das Caraíbas e no oceano Pacífico --- o mais recente dos quais no sábado --- contra embarcações que acusam, sem apresentar qualquer prova, de transportar droga, resultando em pelo menos 83 mortes.

A presença militar norte-americana na região foi significativamente reforçada com a recente chegada do porta-aviões Gerald Ford, o maior do mundo.

"A nossa parceria com os Estados Unidos já alcançou êxitos significativos e, juntos, continuaremos a avançar até vencermos a guerra contra o crime", escreveu Kamla Persad-Bissessar, denunciando o preço pago pelos cidadãos do arquipélago, "massacrados impiedosamente por criminosos audaciosos que lucram com as ligações a cartéis e narcoterroristas".

Desde que assumiu o poder, em maio deste ano, Persad-Bissessar, uma leal aliada de Trump, tem repetidamente emitido declarações hostis ao Governo venezuelano e transformado o combate à imigração venezuelana, que associa frequente à elevada taxa de criminalidade no arquipélago, numa das principais bandeiras do governo.

Já o ex-primeiro-ministro Keith Rowley (2015-2025) tem-se mostrado crítico.

"(...) Num momento em que os Estados Unidos ameaçam invadir a Venezuela, destruir a Venezuela, os norte-americanos pedem-nos para fazer determinadas coisas, [mas] está no âmbito da nossa soberania dizer que tal não é do nosso interesse e recusar", declarou Rowley, numa conferência de imprensa.

Por sua vez, Nicolás Maduro já anunciou a suspensão dos contratos de gás com o arquipélago, após as manobras iniciais.

O segundo maior produtor de gás das Caraíbas, Trindade e Tobago, 20% de cuja população vive abaixo do limiar da pobreza, atravessa uma recessão económica, e algumas empresas esperavam obter receitas com a exploração conjunta do campo de gás Dragão, avaliado em 120 mil milhões de metros cúbicos, localizado no nordeste das águas venezuelanas, junto à fronteira marítima com Trindade e Tobago.

Leia Também: Porta-aviões dos EUA chega às Caraíbas em plena escalada com Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2889879/venezuela-kamla-persad-bissessar-orgulhosa-por-receber-tropas-de-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes