Venezuela dividida entre "incerteza" e "expectativa", diz associação

  • 30/11/2025

"Todos têm um pouco de incerteza e dúvidas sobre o que irá a acontecer de facto", disse a lusodescendente a residir na Madeira à agência Lusa.

 

Ana Cristina Monteiro referiu que, nas conversas que tem mantido, algumas pessoas lhe transmitem estar "tranquilas e na expectativa do que pode acontecer, e outras que entendem que o alerta dos Estados Unidos, que deu origem a tudo isto, é uma medida de segurança para os próprios venezuelanos e, obviamente, para os madeirenses" dentro da Venezuela.

Há muitos que aguardam com a expectativa de que possa ser "pelo bem da Venezuela, para conseguir alcançar a liberdade", acrescentou.

Complementou que há outros que "estão com receio" e ainda alguns que "estão um bocadinho cansados e querem uma solução definitiva".

Encerramento do espaço aéreo "afeta portugueses"

Ana Cristina Monteiro realçou que o encerramento total do espaço aéreo e o fato da TAP estar impedida de voar para e da Venezuela está a afetar "diretamente os portugueses e os lusodescendentes", sobretudo nesta altura da quadra de Natal em que muitas famílias viajam para se reencontrar.

"Embora os noticiários digam que o aeroporto de Maquieta, na Venezuela, está a funcionar parcialmente, obviamente que toda esta situação afeta os reencontros e as famílias", reforçou.

O país conta com uma significativa comunidade de portugueses e de lusodescendentes, sendo um dos principais destinos da emigração madeirense. Em 2019, as estimativas apontavam para cerca de 300.000 pessoas

Sob o pretexto de combater o narcotráfico, Washington mantém desde setembro um destacamento naval e aéreo em águas das Caraíbas próximas da Venezuela, tendo mesmo mobilizado o maior porta-aviões do mundo para a região.

Em 21 de novembro, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) recomendou "extrema cautela" ao sobrevoar a Venezuela e o sul das Caraíbas devido ao que considera "uma situação potencialmente perigosa" na região.

Várias companhias aéreas, incluindo a TAP, suspenderam então os seus voos para aquele país.

O governo venezuelano decidiu revogar posteriormente as licenças de operação da TAP, Iberia, Avianca, Latam Colombia, Turkish Airlines e Gol, acusando-as de se "unirem aos atos de terrorismo" promovidos pelos Estados Unidos.

Estas decisões surgem num contexto de tensão crescente entre a Venezuela e os Estados Unidos.

Na quinta-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, chegou a admitir ataques terrestres no território venezuelano na luta contra os cartéis de droga.

No sábado, Trump avisou que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado "totalmente fechado", declaração que Caracas condenou e classificou como uma "ameaça colonialista".

Os consulados-gerais de Portugal nas cidades venezuelanas de Caracas e Valência disponibilizaram canais telefónicos de emergência para os portugueses radicados na Venezuela, com o propósito de garantir proteção e assistência aos compatriotas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, no sábado, que está a acompanhar em permanência a situação na Venezuela, reafirmando preocupação com o momento complicado que vive a comunidade portuguesa.

Leia Também: De "fechado" à "ameaça colonialista": Que se passa entre EUA e Venezuela?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897170/venezuela-dividida-entre-incerteza-e-expectativa-diz-associacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes