Vencedor de Prémio LeYa surge na sequência de crise de refugiados sírios

  • 19/11/2025

"A temática do livro tem que ver com a crise dos refugiados da Síria, e toda a opinião pública que se gerou e que generalizou um bocadinho as coisas, que era tudo terrorista. Eu não conseguia aceitar esta opinião e obrigou-me a ir trabalhar sobre as questões, às quais eu precisava de responder", disse à agência Lusa a escritora, residente em Paris há 13 anos.

 

Carla Pais é a segunda mulher a vencer o Prémio LeYa, ao qual concorreu com o pseudónimo de Aníbal Correia. Nesta edição candidataram-se 1.460 originais, tendo sido a mais concorrida de sempre.

A primeira vencedora do galardão foi Gabriela Ruivo Trindade, em 2013, com "Uma Outra Voz".

À Lusa, Carla Pais afirmou: "Acredito sempre que o trabalho do escritor, em algum momento, vai dar resultados, vai trazer os seus frutos, portanto esta obra não seria diferente; Não escrevo para prémios, mas se eles vierem são sempre bem-vindos".

A autora afirmou-se "surpresa" com esta distinção, que se junta a outras que já recebeu, nomeadamente o Prémio Francisco Rodrigues Lobo, em 2017, pelo livro de poesia "A Instrumentação do Fogo", e os prémios Cidade de Almada, em 2018, e Melhor Livro de Ficção, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2023, por "Um Cão Deitado à Fossa".

Em 2018, foi finalista do Prémio Melhor Romance da Associação Portuguesa de Escritores, com a obra "Mea Culpa".

Sobre "A Sombra das Árvores no Inverno", a autora disse que se sentiu "legitimada" para escrever sobre o país que a acolhe há mais de uma década: "O livro fala de quando começaram os ataques terroristas aqui em França, em 2015, que foi um choque para o país, e, depois estávamos a assistir a determinadas questões que se iam levantando em relação a tudo isto".

"Entre 2015 e 2018 há um caminho que se faz sobre o terrorismo em França, a crise dos refugiados que vêm da Síria e ao avanço do jihadismo naquele país, e somos confrontados, a Europa no geral e a França em particular, com um conjunto de coisas que é o que fazemos a toda esta gente que está a fugir da Síria, são questões que se levantavam e que me transtornavam muito e me davam muito sofrimento", explicou a autora.

"As opiniões que ouvia à minha volta eram todas no sentido generalizado de 'é tudo terroristas o que aí vem'. Não podem ser terroristas todos, e não podemos generalizar quando falamos de seres humanos, cada pessoa é uma pessoa e, no meio daquelas pessoas, vinham crianças, vinham mães, vinham pessoas", acrescentou.

"A Sombra das Árvores no Inverno" deve ser publicado "nos primeiros meses do próximo ano", disse à Lusa fonte do grupo editorial.

Leia Também: Carla Pais vence Prémio LeYa com "A sombra das árvores no inverno"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2890994/vencedor-de-premio-leya-surge-na-sequencia-de-crise-de-refugiados-sirios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes