Venâncio e Fátima ter-se-ão "desnorteado". Corpos retirados do carro
- 18/02/2026
Os corpos do casal de Montemor-o-Velho encontrado morto, esta quarta-feira, dentro de um carro submerso num campo agrícola de Soure, já foram retirados do veículo.
De acordo com a CNN Portugal, os restos mortais de Venâncio e Fátima, encontrados na manhã de hoje, dia 18 de fevereiro, no interior do Citroën Saxo do casal, serão agora levados para o Instituto de Medicina Legal para serem autópsiados.
Em declarações aos jornalistas, o capitão do Destacamento da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Coimbra, Celso Marques, explicou que as circunstâncias em que o casal foi localizado continuam a ser investigadas pelas autoridades, uma vez que o local onde foram encontrados não correspondia ao trajeto habitual entre Soure e Verride, onde Venâncio e Fátima, que estavam desaparecidos há uma semana, moravam.
No entanto, estes ter-se-ão desorientado no caminho para casa. "De facto, esta estrada não era o caminho provável deste casal para se deslocarem para casa. Muito provavelmente terão se desnorteado", afirmou o militar da GNR, segundo a SIC Notícias, acrescentando que não foi ainda possível apurar a causa da morte.
O casal, de 68 e 65 anos, residente em Verride, concelho de Montemor-o-Velho, saiu de casa no dia 10 de fevereiro, para ir a uma consulta aos Hospitais de Coimbra, jantou no restaurante de uma amiga e nunca mais regressou à residência.
Durante a viagem algo aconteceu que os fez seguir pelo caminho errado, até aos arrozais alagados de Soure.
As buscas foram iniciadas na sexta-feira e retomadas no sábado de manhã com quatro militares da GNR e cinco operacionais dos Bombeiros Voluntários de Soure, com o apoio de duas viaturas.
Ontem, terça-feira, 17 de fevereiro, a operação de buscas estendeu-se pela freguesia de Vinha da Rainha, a oeste do concelho de Soure, numa zona que abrange os campos agrícolas de arroz do Vale do Pranto, e foram reforçadas com o apoio de drones.
Apesar disso, o carro do casal só foi descoberto hoje, por dois moradores que faziam uma caminhada junto aos arrozais e viram algo "esverdeado" que parecia ser um veículo.
Ao afastarem "umas ervas" com uma "cana" perceberam que era mesmo um carro e chamaram as autoridades.
Pouco depois, os mergulhadores confirmaram o desfecho já esperado. Fátima e Venâncio estavam no interior do veículo, já mortos.
Leia Também: Idoso desaparecido há 9 dias em Penacova (após sair de casa para votar)














