Vem aí (mais) frio. Semana arranca com massa "de características polares"
- 02/01/2026
O ano 2026 arranca com (ainda mais) frio. Isto porque, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 5 a 11 de janeiro será marcada pela passagem de "uma massa de ar muito frio e seca, de características polares", que provocará "temperaturas mínimas negativas em todo o interior" – pelo menos na primeira metade da semana.
"A próxima semana terá o estado do tempo condicionado pelo estabelecimento de um anticiclone sobre os Açores e pela sua localização ao longo da semana. No início, estabelecer-se-á uma corrente do quadrante norte, trazendo uma massa de ar muito frio e seca, de características polares, com o céu a apresentar-se pouco nublado ou limpo e uma descida da temperatura, esperando-se temperaturas mínimas negativas em todo o interior, incluindo na região Sul", escreveu o IPMA, numa nota divulgada esta sexta-feira.
O organismo deu conta de que, a partir de quarta-feira, dia 7 de janeiro, "volta a precipitação ao território continental, com ligeira subida das temperaturas", e poderá nevar na Serra da Estrela.
"Com a movimentação do anticiclone mais para Sul irá estabelecer-se uma corrente de oeste a partir de quinta-feira, dia 8, com passagem de sistemas frontais, chuva e subida das temperaturas, devendo novamente nevar na Serra de Estrela ao longo dos restantes dias da semana", complementou.
A entidade salientou, contudo, que "as temperaturas previstas deverão estar abaixo ou ligeiramente abaixo dos valores usuais para a época do ano em todo o território continental", particularmente no que diz respeito à região Sul, tendo em conta este "início de semana muito frio".
A temperatura máxima deverá, por isso, variar entre 2°C e 12°C nas regiões do interior Norte e Centro, enquanto na região Sul ficar-se-á entre 8°C e 15°C. Nas zonas litorais, o IPMA prevê temperaturas máximas entre 11°C e 17°C.
Já quanto à temperatura mínima, deverá situar-se entre -4°C e 5°C nas regiões do interior Norte e Centro, e entre -1°C e 7°C na região Sul. Nas zonas litorais, os valores deverão variar entre 3°C e 11°C.
O organismo apontou ainda que, "com esta situação meteorológica, existem condições favoráveis à formação de geada no início da semana".
O cenário será semelhante no arquipélago da Madeira, onde o início da semana será marcado por chuva, pelo menos até terça-feira. As temperaturas máximas oscilarão entre 17ºC e 20ºC, enquanto as mínimas ficar-se-ão entre 14ºC e 15ºC.
Repete-se a situação no arquipélago dos Açores, região em que a precipitação poderá ocorrer pelo menos até segunda-feira. As temperaturas máximas situar-se-ão entre 14ºC e 19ºC, ao passo que as mínimas poderão oscilar entre 10ºC e 17ºC.














