Vaticano junta cardeais católicos, à espera das diretivas de Leão XIV

  • 07/01/2026

O sínodo convocado ainda pelo Papa Francisco visou discutir internamente, auscultando as bases da Igreja, os caminhos de mudança da Igreja, incluindo questões polémicas e causadoras de divisão como o papel da mulher ou o celibato dos sacerdotes, entre outras matérias.

 

"Nós tivemos muitos assuntos, muitas áreas de reflexão, muitas comissões paralelas que o Papa Francisco foi criando, mas agora, como o Papa Francisco nos ensinou e também o Papa Leão XIV também já o disse, o processo Sinodal também tem a decisão", explicou à Lusa o Américo Aguiar, o único cardeal português titular de uma diocese (Setúbal).

"Partilho com os ouvintes e com os leitores alguma curiosidade" sobre o encontro que decorre quarta e quinta-feira, porque "é a primeira vez que vou participar num consistório neste contexto e, portanto, também estou de coração aberto e transparente para aquilo que sejam as questões e as partilhas que o nosso querido Papa Leão XIV vai colocar e aquilo que será o seu desejo vontade de nos ouvir", explicou o cardeal, de 52 anos, um dos mais jovens do encontro.

Dos quase 250 cardeais existentes pouco mais de 100 têm direito de voto, entre eles quatro portugueses, Tolentino de Mendonça (prefeito do Dicastério da Cultura e Educação), Américo Aguiar (bispo de Setúbal), António Marto (emérito de Leiria-Fátima) e Manuel Clemente (emérito de Lisboa).

Agora, será a "sinodalidade em direto e a cores com o sucessor de Pedro" e, depois das discussões internas, é a vez da decisão.

"Ouvimos, escutamos, falamos, rezamos, meditamos e decidimos", resumiu o cardeal, salientando que depois serão definidas diretrizes das várias matérias.

"Do processo sinodal também faz parte a decisão" e essa "decisão já não é minha, nem é tua, nem é dos de A, nem é dos de B, mas é de todos, porque resultou do processo", acrescentou o cardeal português.

Segundo o comunicado da Santa Sé, o consistório terá a duração de dois dias e será marcado por "momentos de comunhão e fraternidade, bem como momentos dedicados à reflexão, partilha e oração".

Estes momentos, prossegue o comunicado, "terão como objetivo fomentar o discernimento comum e oferecer apoio e aconselhamento" a Leão XIV no exercício da sua responsabilidade à frente da Igreja Católica.

"O consistório situa-se no contexto da vida e da missão da Igreja e visa fortalecer a comunhão entre o bispo de Roma e os cardeais, que são chamados a colaborar na preocupação com o bem da Igreja universal", refere ainda.

Este evento extraordinário será o primeiro realizado pelo Vaticano desde a última convocação pelo Papa Francisco em agosto de 2022 para discutir a Cúria Romana e criar novos cardeais.

O pontífice norte-americano, eleito em maio do ano passado, realizou o seu primeiro consistório ordinário no dia 13 de junho para tratar de algumas causas de canonização.

Leia Também: Papa fecha Ano Santo de 2025 com críticas ao consumismo e xenofobia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2914919/vaticano-junta-cardeais-catolicos-a-espera-das-diretivas-de-leao-xiv#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes