Vários países confirmam convite de Trump para Conselho para a Paz em Gaza

  • 17/01/2026

Do lado do Paraguai, o Presidente deste país, Santiago Peña, utilizou a rede social X para agradecer o convite do seu homólogo norte-americano. "Assumimos com honra a responsabilidade de trabalhar com os Estados Unidos por uma paz duradoura para todos", escreveu.

 

O convite para o Conselho para a Paz chegou também à Turquia, tendo sido dirigido ao seu Presidente, Recep Tayyip Erdogan. De acordo com a informação avançada através de um comunicado citado pela agência EFE, a Turquia foi convidada para ser "membro fundador".

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, também recebeu o convite que, segundo disse à AFP fonte próxima do governante, pretende aceitar.

Sem confirmação está o Egito, que confirmou ter recebido o convite e está ainda a considerar. Hoje, durante uma conferência de imprensa citada pela AFP, o ministro dos Negócios Estrangeiros Badr Abdelatty disse apenas que estão "a analisar a questão".

O primeiro a confirmar ter recebido tal informação por parte de Donald Trump foi o Presidente argentino, Javier Milei. "É uma honra para mim ter recebido o convite esta noite para que a Argentina se junte, como membro fundador, ao Conselho para a Paz, uma organização criada pelo Presidente Trump para promover a paz duradoura em regiões afetadas por conflitos, começando pela Faixa de Gaza", escreveu na rede social X.

O anúncio da composição do Conselho Executivo surgiu após a Casa Branca ter anunciado a segunda fase do plano de paz de Trump para Gaza, que passa pela formação de um Governo tecnocrático na Faixa e pelo desarmamento do Hamas.

Os primeiros nomes anunciados foram os do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio e o antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair, sendo que este conselho também inlcui o enviado especial norte-americano à Faixa de Gaza Steve Witkoff, assim como o genro de Donald Trump, Jared Kushner, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

Esta é a segunda fase do plano prevê a formação de um novo Governo no enclave, que deverá ser composto por palestinianos que não sejam membros do Hamas, o grupo paramilitar islâmico que deverá ser desarmado, de acordo com as estipulações dos Estados Unidos.

Blair e os restantes membros da junta aplicarão os planos da comissão presidida pelo próprio Trump, que supervisiona a implementação do plano para o enclave e fiscalizará o novo Governo de Gaza.

Leia Também: Gaza? Blair "honrado" com nomeação para Conselho de Paz: "Dá esperança"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921250/varios-paises-confirmam-convite-de-trump-para-conselho-para-a-paz-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes