Várias estradas estão a colapsar com o mau tempo em Portugal. Porquê?

  • 13/02/2026

Portugal tem sido fustigado pelo mau tempo há várias semanas, acumulando-se grandes quantidades de água. E os casos de estradas a abater ou colapsar têm sido frequentes. Mas por que é que está a acontecer agora se a chuva sempre fez parte do clima invernal no país?

 

O que é anormal é a sequência de tempestades extremas que se têm verificado, com uma quantidade invulgar de precipitação no espaço de poucas semanas a saturar os solos e a fazer aumentar significativamente o caudal dos rios e cursos de água e a força dos mesmos. Por vezes, além dos limites para os quais as infraestruturas foram projetadas.

Para lá do abatimento ou colapso das estradas, também se têm verificado vários deslizamentos de terras. É que a água não só satura os solos quando é em excesso, como também provoca erosão, podendo levar os solos a perder sustentação.

Especialistas rejeitam negligência

De acordo com o Automóvel Club de Portugal, o professor do Instituto Superior Técnico Luís Picado dos Santos disse na RTP Notícias que não há negligência na construção, mas sim uma situação anómala. Sobre o colapso da A1 na área de Coimbra, comentou: "A previsão da ação da água pode ter sido feita para uma cheia de 500 anos ou mesmo milenar. Isso quer dizer que, estatisticamente, ocorre apenas uma vez a cada mil anos ou a cada 500 anos".

O especialista atribuiu os danos à "drenagem e configuração do leito do rio", perante um contexto que considera ser "raríssimo". Explicou também que os colapsos que se estão a ver podem acontecer "mesmo que se faça um acompanhamento rigoroso, como já ocorre".

Por sua vez, o presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, Humberto Varum, recordou à CNN Portugal que estamos perante uma sequência de eventos extremos com "impacto significativo" não só nas estradas, como em mais infraestruturas.

Também não acredita em negligência e observou: "As estradas principais, como as autoestradas que são projetadas com um elevado nível de rigor […] têm tido um melhor comportamento. Claro que vias secundárias, de menor importância, como estradas nacionais, vias agrícolas ou vias secundárias na dependência dos municípios - eventualmente com outro tipo de abordagem no projeto, na construção - passam a ter um pior comportamento".

O especialista defendeu ainda uma "cultura de risco" na sociedade e sublinhou: "Na sequência destes eventos, devemos tirar as devidas lições e reconhecer que, em futuras decisões, temos sempre de considerar que toda e qualquer decisão tem sempre um impacto no risco. O risco, particularmente, perante estes fenómenos extremos".

Já a consultora Maria do Rosário Partidário disse à Euronews: "Eu vi abatimentos de estradas em que, olhando para o que aconteceu, percebemos claramente que não houve avaliação adequada do planeamento ali".

Tipo de solo pode ter um papel

A engenheira Jennifer Aguettant, da americana GeoEngineers, escreve no site da empresa: "Durante períodos de chuvas extremas, os deslizamentos de terras em estradas geralmente ocorrem em áreas onde a água se acumula. Como a água escorre sempre para baixo, o ponto de acúmulo pode estar numa área baixa ao longo da estrada ou num ponto onde a água flui por baixo da estrada através de uma galeria pluvial".

Quando há erosão em bueiros, os volumes da água quando há chuvas extremas, conta, pode ser tal que excede a capacidade do bueiro. Assim, a água "tenta forçar a sua entrada pela abertura com turbulência". O resultado? Erosão do solo em torno do bueiro, o que coloca em causa a fundação da estrada e leva ao seu abatimento.

A engenheira sustentou ainda: "A atenção à geologia e à topografia é fundamental no projeto de estradas. Se o solo de fundação for composto de material altamente erodível, como silte e areia, a probabilidade de a base da estrada ser comprometida é muito maior. […]. Além disso, a topografia pode tornar a área suscetível a danos causados por cheias".

Abatimento e degradação dos solos

Em dezembro passado, o Departamento dos Transportes e o Met Office, em conjunto com parceiros, publicaram um documento em que se pode ler: "A subsidência (abatimento) e degradação dos solos pode levar o solo por baixo da infraestrutura de transportes a mudar ou enfraquecer, criando problemas como fissuras, superfícies desniveladas e problemas de drenagem".

A subsidência é descrita como "o rebaixamento ou colapso do solo", que pode causar fissuras ou até deformações às estradas - podendo acontecer repentinamente. O solo também se expande quando absorve humidade, contraindo-se quando a perde - em especial os de argila. E, caso se forme uma cavidade por baixo do solo e o material por cima colapsa ou cai nessa cavidade, podem formar-se buracos. O processo acontece quando a água provoca a erosão de rochas solúveis, podendo ser desencadeado precisamente em situações de chuva forte ou inundações, entre outros motivos.

Infraestruturas vão ser avaliadas

O Governo publicou já um despacho no sentido de o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) fazer urgentemente uma "avaliação técnica independente às infraestruturas da rede rodoviária nacional e às infraestruturas da rede ferroviária nacional".

Considera que tal é uma "necessidade premente", de forma a aferir as "condições estruturais, de segurança e de operacionalidade" - existam ou não indícios visíveis de potenciais problemas.

Tabuleiro do viaduto da A1 em Coimbra desabou após dique rebentar

Tabuleiro do viaduto da A1 em Coimbra desabou após dique rebentar

O tabuleiro do viaduto da autoestrada 1 (A1) desabou na sequência do rompimento do dique nos Casais, Coimbra, adiantou à Lusa fonte da GNR.

Lusa | 23:40 - 11/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2938943/varias-estradas-estao-a-colapsar-com-o-mau-tempo-em-portugal-porque#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes