Varandas aborda CR7 e revela: "Sporting não tinha dinheiro para impostos"

  • 15/09/2025

Frederico Varandas concedeu uma extensa entrevista à mais recente edição da revista alemã Kicker, na qual abordou diversos temas, entre eles, a maneira como o Sporting tem vindo a encurtar distâncias para os eternos rivais, Benfica e FC Porto, desde que assumiu a presidência do clube, em 2018.

 

"De facto, desde o início dos anos 80 até ao nosso início em 2018, o Sporting ganhou pouco em comparação com os nossos rivais. Tenho 45 anos e pertenço à geração que mais sofreu com isso. Até me tornar presidente, como adepto, só tinha celebrado dois títulos de campeão, em 2000 e 2002", começou por afirmar.

"Foi precisamente essa ambição que me levou a querer dirigir o clube. Prometi a mim mesmo que as gerações mais jovens não deveriam passar pelo que a minha geração passou. Por isso compreendemos essa perceção externa do Sporting. É factual. Mas também é um facto que conseguimos inverter essa perceção. Hoje, o Sporting é líder em Portugal. Não tenho dúvidas de que a perceção de 'terceiro grande' pertence ao passado", acrescentou.

O antigo diretor clínico recordou que ascendeu à liderança máxima "no pior momento da história" do clube de Alvalade, visto que "não vencia o campeonato há 17 anos", e, "por causa do ataque à Academia [de Alcochete], os melhores jogadores tinham rescindido": "Não tínhamos, sequer, dinheiro suficiente para pagar os impostos, no final do ano".

"Foi preciso começar do zero. Hoje, reconquistámos o prestígio e a imagem internacional, mas queremos cimentar e consolidar essa imagem de líder do futebol português (...)  Não tenho dúvida alguma que uma das razões do insucesso do Sporting durante quatro décadas foi a instabilidade interna. Por isso, nos primeiros dois anos da nossa presidência, arrumámos a casa e criámos as bases para o sucesso que se seguiu", explicou.

A importância da formação... e de Cristiano Ronaldo

Frederico Varandas apontou, finalmente, o Sporting como "um dos melhores clubes formadores de jogadores do mundo há mais de 40 anos", de tal maneira que é "o único clube no mundo que formou dois Bolas de Ouro, Figo e Cristiano Ronaldo". E, precisamente sobre o segundo (que, atualmente, está ao serviço do Al Nassr) colocou de parte um eventual regresso a Alvalade.

"Cristiano Ronaldo já disse publicamente que não quer voltar a jogar futebol em Portugal. Cristiano é um símbolo de excelência e trabalho árduo, representando o espírito do nosso clube. Acredito que Ronaldo não só abre portas em termos de visibilidade, mas também reforça a nossa identidade e a nossa marca no cenário internacional. Fará sempre parte da história do Sporting. Será sempre uma referência e um embaixador do clube", atirou.

"Gyokeres? Somos menos dependentes das vendas"

A terminar, o presidente do Sporting enalteceu o facto de ter conseguido manter Viktor Gyokeres no clube durante duas temporadas (nas quais acabou por sagrar-se bicampeão nacional), antes de o vender ao Arsenal, a troco de uma verba na ordem dos 65 milhões de euros, que pode superar a barreira dos 76 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos.

"Os jogadores sabem que, ao virem para o Sporting, encontram um clube que oferece não só condições de crescimento desportivo, mas também estabilidade financeira. Somos menos dependentes das vendas. A credibilidade financeira do Sporting torna-nos um parceiro mais atrativo tanto para jogadores como para parceiros, o que é fundamental para o crescimento da Marca Sporting", rematou.

Leia Também: Luis Suárez faz 'esquecer' Gyokeres? "Se ele conseguir imitá-lo..."

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2853842/varandas-aborda-cr7-e-revela-sporting-nao-tinha-dinheiro-para-impostos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes