Van Dijk 'atira-se' aos críticos: "É clickbait, provocam sem pensar"
- 06/02/2026
Virgil van Dijk concedeu, esta sexta-feira, uma extensa entrevista à estação televisiva britânica Sky Sports, na qual aproveitou para 'dar um murro na mesa' relativamente à maneira como antigas estrelas, como é o caso de Wayne Rooney, Paul Scholes ou Nicky Butt, têm vindo a erguer o tom nas críticas aos atuais jogadores.
"Pessoalmente, eu consigo lidar com isso, mas estou um pouco preocupado com a próxima geração. Eu sinto que os grandes ex-jogadores têm uma responsabilidade para com a nova geração. A crítica é absolutamente normal e faz parte do jogo, e penso que assim deve manter-se, mas, por vezes, a crítica torna-se num clickbait, dizendo coisas para provocar outras coisas, sem pensar nas repercussões no lado mental dos jogadores, especialmente, da geração mais jovem, que está constantemente nas redes sociais", atirou.
"Podem dizer 'Sim, não deveriam estar nas redes sociais', é isso que eu lhes tenho dito, montes de vezes. Há sempre aquela coisa de, quando fazem um bom jogo, os jovens jogadores verificarem todos os elogios, mas, quando fazem um jogo pior e são gozados em todas as redes sociais ou recebem críticas negativas, pode afetá-los verdadeiramente. Eu já vi isso, com certos jogadores, no passado, e agora também, porque não é assim tão fácil", prosseguiu.
"Isto só vai ficar cada vez pior, porque as plataformas, hoje em dia, com o clickbait e as manchetes, estão aos olhos de toda a gente, constantemente. Eu sinto que, especialmente, os ex-jogadores profissionais de topo, que também passaram por tudo, têm esta responsabilidade de proteger um pouco esse lado, também. Talvez isso seja uma questão para a qual devam olhar", completou.
"Uma coisa, é críticas, outra, é desrespeito"
Na presente temporada de 2025/26, as críticas têm sido dirigidas, sobretudo, a Arne Slot, que, depois de ter conduzido o Liverpool rumo à conquista do título de campeão inglês, logo após a saída de Jurgen Klopp, tem vindo a ficar aquém do desejado, de tal maneira que a equipa chega à 25.ª jornada na sexta posição, fora da 'zona europeia'.
Para Virgil van Dijk, estas críticas "são merecidas", devido à maneira como os reds "têm vindo a jogar, por vezes, e a perder jogos de seguida", algo que não corresponde aos "padrões" impostos pelos próprios. Ainda assim, fez questão de sublinhar uma importante distinção neste aspeto: "Uma coisa, é críticas, outra, é desrespeito".
"Perguntaram-me, na semana passada se penso que o desrespeito é merecido, e eu não sei, porque não estou sempre a ler. Nós estamos num processo, e isso leva tempo. Daquilo que eu sei, o Liverpool não é um clube habituado a tomar decisões impulsivas, e confia no processo, mas também sei como é que o mundo funciona", apontou.
"Eu sei a pressão sob a qual os treinadores estão, e são tidos como responsáveis e culpados pelos resultados que estamos a obter, mas continuo a sentir que isto é um processo. Aos meus olhos, ele merece o respeito e a oportunidade de garantir que este processo vai terminar de uma maneira positiva", concluiu o internacional neerlandês.
Leia Também: Liverpool bate Newcastle e imterrompe série negativa na Premier League













